Translation

terça-feira, 27 de junho de 2017

Coral ARS Nova - UFMG Faz Concerto Gratuito em Belo Horizonte


Apresentação acontece no museu Inimá de Paula no dia
29 - Foto: Gualter Naves
No dia 29 de junho, o Ars Nova – Coral da UFMG retorna a sala de exposições do Museu Inimá de Paula para mais um concerto. Desta vez, além de algumas composições inéditas no repertório do coral, serão interpretadas outras obras já apresentadas neste primeiro semestre de 2017.

O Ars Nova abre a apresentação com uma obra que tornou-se célebre no repertório do grupo: a Ave Maria de Franz Biebl (1906-2001). Após essa introdução, o coro interpretará três obras de compositores brasileiros que mostram a diversidade de nossa cultura, são elas: Duas Lendas Ameríndias em Nheengatu, de Heitor Villa-Lobos, Ponto de Oxum Iemanjá, de Carlos Alberto Pinto da Fonseca e, para concluir esse segundo momento, Sabiá Coração de uma Viola, de Aylton Escobar.

Para encerrar o concerto o Ars Nova – Coral da UFMG convidou o violonista Celso Faria para, juntos, interpretarem sete poemas de Federico García Lorca musicados magistralmente por Mario Castelnuovo-Tedesco, em 1951, e organizados como Romancero Gitano, para coro e violão, opus 152.

Ars Nova – Coral da UFMG

Fundado em 1959, o Ars Nova é referência na área de canto coral no Brasil e no exterior. Sob a regência do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca – de 1962 a 2004 – o coro conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1400 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Desde a sua retomada, em 2013, sob a regência da maestrina Iara Fricke Matte o Ars Nova realizou 91 concertos no Brasil e exterior, alcançando um público de mais de dezoito mil pessoas. Destacam-se, ainda, dois prêmios recebidos em 2016: o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento e a conquista do terceiro lugar, na categoria coro misto, no 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs, realizado em Vic, Catalunha, Espanha. O Ars Nova - Coral da UFMG tem como regente atual o maestro Lincoln Andrade.

2º CONCERTO DA TEMPORADA 2017 DO CORAL ARS NOVA - UFMG
Federico García Lorca e Amigos
Salão de Exposições do Museu Inimá de Paula
R. da Bahia, 1201 - Centro, Belo Horizonte, telefone: (31) 3213-4320
29 de Junho de 2017, às 19h30
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário