Translation

quinta-feira, 2 de março de 2017

Projeto Educativo Comemora Mais de 70 Mil Visitas

Museu recebe visitas de crianças desde 2010 - Foto: Divulgação
Após sete anos de criação do seu projeto educativo, o Museu Inimá de Paula tem motivos de sobra para comemorar. A proposta, que leva cultura e inclusão a crianças e a toda comunidade, mantém, desde seu lançamento, em 2010, a média de 10 mil atendidos por ano, sendo que mais de 90% são de escolas públicas, municipais ou estaduais. Os participantes têm a oportunidade de aprender, de forma descontraída e interessante, sobre a vida e a obra de Inimá de Paula. Além da chance de conhecer exposições com produções de outros artistas nacionais e internacionais. A iniciativa conta com o patrocínio do Banco Itaú, Milplan Engenharia, Banco Intermedium, Banco Mercantil do Brasil, Icatu Seguros S.A e CBMM.



Antes da data agendada, o museu disponibiliza para o professor que irá levar sua turma, um material didático que o auxiliará na preparação de aulas e de atividades dadas na escola. As visitas duram de 50 minutos a 1 hora, com disponibilidade de atendimento de até 50 alunos por horário, acompanhados por dois educadores que são responsáveis por apresentar e conduzir os grupos pelos espaços da instituição. É importante lembrar que o agendamento é feito sempre no mês atual, para visita no mês subsequente.



O ensino e o contato com a arte desde criança são relevantes na formação cultural, já que esses estão em uma fase de compreensão de suas formas de expressão e desenvolvimento de ferramentas para a captação das pluralidades da sociedade. Gabriella Navarro, coordenadora de arte e educação do Museu Inimá de Paula, reforça que o projeto é de extrema importância. “É uma proposta de descentralização cultural, que objetiva apresentar o espaço do Museu Inimá de Paula e a obra desse renomado artista, patrono das artes em Minas Gerais, a alunos e educadores, para que compreendam a importância do ensino de artes e a valorização do patrimônio cultural, arquitetônico e artístico da cidade”, explica.  


Para atender as demandas das diversas escolas da região, a instituição oferece um amplo quadro de horários durante toda a semana. O projeto também disponibiliza transporte às escolas e a grupos carentes (municipais, estaduais e federais). Para participar das visitas guiadas e das oficinas gratuitas é bem simples: os professores precisam apenas realizar o agendamento das turmas pelo email educativo@museuinimadepaula.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário