Translation

quinta-feira, 2 de março de 2017

Festival "Sai da Rede" Terá Edição em BH Neste Mês

As Bahias se apresentam na quinta-feira - Foto:Edu Pimenta
Série de shows traz à capital diversos representantes da nova cena musical brasileira, que ganharam visibilidade por meio da internet

Projeto musical de sucesso responsável por ajudar a despontar importantes nomes da atual safra da música brasileira em diversas partes do país, a série de shows “Sai da Rede”, vai realizar sua primeira edição em Belo Horizonte. As apresentações ocorrerão entre os dias 29 de março e 02 de abril,no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB - BH), e traz ao público belo-horizontino um variado cardápio musical, com nomes já conhecidos no ambiente online.  A proposta, que é reconhecida por dar visibilidade a músicos dos mais variados gêneros musicais, também ganha edições nos demais CCBB’s: em São Paulo, nos dias 15, 22 e 29 de março; no Rio de Janeiro, de 16 a 19 de abril; e em Brasília, 25 e 26 de março e 8 e 9 de abril.

Os artistas convidados têm em comum a grande abertura com a juventude e a forte presença nos inúmeros canais de interação e divulgação disponíveis na internet, assim como fazem uso das várias ferramentas de produção disponíveis na atualidade. Desta forma, o “Sai da Rede” se mostra como um ponto de encontro desses nomes com o público fora do meio digital. “Há, entre eles, uma grande comunicação e, não raramente, tocam ou compõem juntos, mesmo morando em diferentes cidades”, observa Pedro Seiler, um dos curadores do Festival.

Amanda Menezes, produtora executiva e curadora do Festival, destaca a importância da internet para que esses músicos consigam produzir e divulgar seus trabalhos de forma satisfatória. “As mídias sociais e os sites especializados têm se mostrado fundamentais para sua difusão, atuando com papéis claros dentro dessa enorme produção”, avalia.

Mais do que um espaço para apresentações musicais, o evento quer propor a tão necessária discussão de temas que estão em uma efervescência necessária.  “Um dos aspectos mais interessante deste projeto é ser extremamente contemporâneo. Com isso, as temáticas abordadas pelos artistas são sempre atualíssimas. Na edição deste ano a programação é muito diversificada, mas as discussões sobre empoderamento feminino, liberdade de gênero e luta pela igualdade social estarão muito presentes”, comenta Amanda.

CONCEPÇÃO – Em 2011, 2012 e 2013, a realização das edições anteriores do Festival “Sai da Rede” confirmou a demanda e a relevância da iniciativa. Sempre sucesso de público, em seus primeiros eventos, o “Sai da Rede” antecipou diversos nomes que ganharam o reconhecimento de público e crítica especializada e, que atualmente ocupam espaço de destaque no cenário musical. Já subiram no palco do projeto artistas como Tulipa Ruiz, Tiê, Letuce, Marcelo Jeneci, Gabi Amarantos, Cícero, O Terno e Baiana System. “O festival segue dando espaço a novos nomes dos mais diversos estilos, buscando uma abrangência cada vez maior e mostrando a riqueza da nossa música e suas diferentes vertentes. Buscamos um flerte com o contemporâneo, mas exaltando as suas raízes”, explica Seiler. O “Sai na Rede” traduz isto ao brindar a capital com jovens intérpretes e compositores de estados como Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo, com sons que vão do rock ao eletrônico, do dub ao jazz, do samba ao reggae em um caldeirão de temperos.

PROGRAMAÇÃO - A maratona de shows começa no dia 29 de março com a banda goiana “Carne Doce”, que teve seu primeiro disco, autointitulado, eleito como um dos melhores da música brasileira em 2014, assim como o álbum Princesa, que também ficou entre os melhores nacionais de 2016. A banda chega prometendo um som provocativo e cheio de verdade.

Já no dia 30 de março, o público contará com a presença de “As Bahias e a Cozinha Mineira”, banda formada em São Paulo em 2011 e composta pelos músicos Rafael Acerbi e as intérpretes Raquel Virgínia e Assussena Assussena. O nome surgiu a partir da coincidência de que ambas as vocalistas, transexuais, possuíam o mesmo apelido “Bahia”. Já o “cozinha mineira” tem a ver pelo fato de Rafael ser de Minas Gerais. As “Bahias e a Cozinha Mineira” chegam a Belo Horizonte trazendo sua música que está revolucionando a MPB e diversos elementos que fazem fortes referências a grandes nomes como Gal Costa.

No dia 31 de março quem comanda o palco do “Sai da Rede” é o carioca, cantor e compositor Rubel, que surgiu do boca a boca da internet e tem atingido patamares impressionantes com seu álbum, “Pearl”, lançado em 2013. Suas músicas transitam entre folk e MPB, com fortes influências nomes como Caetano Veloso, Jorge Ben Jor, Bob Dylan, Bon Iver e Fleet Foxes.

O penúltimo dia de festival, 1º de abril, fica por conta da MC Flora Matos. Desde os 4 anos de idade ela já se apresenta como cantora e, com o passar dos anos, vem se tornando cada vez mais reconhecida no cenário musical brasileiro e internacional, tendo feito sua primeira turnê pela Europa em 2008, quando passou por cerca de oito cidades em diferente países.

Já o último dia, 2 de abril, fica sob o comando de Tássia Reis e Russo Passapusso. Tássia, de 27 anos, é uma rapper nascida em Jacareí, que canta sua própria história e que é, também, a de muitos outros brasileiros. Russo Passapusso, cantor e compositor baiano, chega trazendo sua música com influências de rap, reggae e a cultura do Sound System jamaicano.

FESTIVAL “SAI DA REDE”
Data: de 29 de março a 2 de abril
Local:  CCBB Belo Horizonte
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.
Informações:  (31) 3431-9503

Programação:

29 de março (quarta) – 20h30 - Carne Doce

30 de março (quinta) – 20h30 - As Bahias e a Cozinha Mineira

31 de março (sexta) – 20h30 - Rubel

01 de abril (sábado) – 20h30 - Flora Mattos

02 de abril (domingo) – 20h - Tássia Reis / Russo Passapusso

Preço: R$ 20  e R$ 10 (meia-entrada para clientes e funcionários do BB, estudantes e maiores de 60 anos, mediante apresentação de documento comprobatório).
 
A venda antecipada inicia-se na quarta-feira da semana anterior a do evento, restrita a quatro ingressos por pessoa. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do CCBB, de quarta a segunda, de 9h às 21h ou pelo site eventim.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário