terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Exposição Sentidos da Pele é vencedora de prêmio APCA 2016

Mostra foi realizada na Galeria Lume em São Paulo
Foto: Divulgação
A exposição Sentidos da Pele, do fotógrafo Gal Oppido, é vencedora do prêmio concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), na categoria Artes Visuais, Fotografia. A mostra, que foi realizada na Galeria Lume entre maio e junho deste ano, teve curadoria do próprio artista e texto de Paulo Kassab Jr.

Em Sentidos da Pele, o artista explora o corpo humano como parte de um ritual que comunica aos homens sua essência. A nudez se apresenta como sagrada, repleta de alegorias e signos, e cada imagem exibe uma variedade de movimentos, texturas, sombras e luzes que dão sentido à carne. É na pele fotografada que se escondem segredos, emoções e desejos mais intrigantes.

Gal Oppido é fotógrafo ensaísta com trabalhos de fotografia aplicada nas áreas de artes cênicas, arquitetura e projetos gráficos. Atualmente, é considerado um dos principais nomes da fotografia contemporânea brasileira. Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), foi fotógrafo do Teatro Municipal, do Balé da Cidade de São Paulo e colaborador da Vogue Brasil.

Expondo desde 1976, o artista integra os acervos de importantes instituições, tais como do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e do Museu de Arte Moderna (MAM). Gal Oppido está também presente em publicações como Brasilianische Fotografie 1946 - 1998, Labirintos e Identidades eCanto a La Realidad: Fotografia Latinoamericana 1860 - 1993.
O 60º Prêmio APCA será entregue no primeiro trimestre de 2017, em cerimônia a ser realizada em São Paulo. A APCA existe desde 1956 e é a mais tradicional entidade de críticos de artes do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário