Translation

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Dan Galeria leva obras de Knopp Ferro a Miami

Obras de Knopp impressionam o público em todo o mundo
Foto: Divulgação
Romper com a condição estática da escultura e proporcionar ao espectador possibilidades infinitas de fruição de uma única obra. É este o conceito que está por trás de Levitating Colour, individual do artista Knopp Ferro, que a DAN Galeria, em parceria com a galeria americana Espace Expression, leva a Miami na semana que a cidade recebe a Art Basel, uma das maiores e mais importantes feiras de arte do mundo. A abertura da mostra acontece nesta segunda-feira (28), das 19h30 às 22h30 (horário local).

A exposição traz obras de Knopp, entre esculturas cinéticas de metal e trabalhos bidimensionais, nos quais o artista esculpe a superfície do papel com uma faca, movimento que traz à tona linhas em negativo.

Partindo de desenhos simples e lineares, Knopp agrupa em suas obras incontáveis hastes finíssimas de metal colorido, que deixam para trás o plano estático e espalham-se por um espaço tridimensional, constantemente alterado por rotações próprias e pelo ponto de vista de deslocamento do espectador. Trata-se de uma fruição de obras não autônomas, mas fundamentalmente heterônomas, uma vez que dependem do contexto em que são apresentadas e da sua relação com o observador.

As hastes de Knopp combinam-se entre si. Prendem-se uma às outras por anéis metálicos articulados, constituindo um conjunto ramificado denso e também linear, que parece excluir volumes e superfícies cheias. Esses esqueletos sem corpo ora são pendurados por uma única linha que surge do teto, ora são estruturados sobre uma base ou fixados à superfície de um plano, seja este um painel ou mesmo uma parede. Em algumas peças, as hastes são ainda articuladas dentro de caixas coloridas translúcidas.

O espaço vazio de uma sala branca ou mesmo a superfície de um suporte monocromático são então transformados pela ação de suas esculturas e pela suspensão do tempo. Por meio de seus trabalhos, Knopp não apenas traduz ou representa o movimento, mas o insere no espaço como protagonista. Cabe ao espectador deixar-se impressionar pelas características puramente imateriais e fenomenológicas desses conjuntos articulados, isto é, por sua fascinante atividade no espaço e no tempo.

Levitating Colour, de Knopp Ferro
Local: Espace Expression
Endereço: 317 NW 28 th St, Miami
Abertura: 28 de novembro, das 19h30 às 22h30
Horário de visitação: das 10h às 17h
Telefone: + 1 (305) 591 8223

Nenhum comentário:

Postar um comentário