quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Jovens da Rede Cidadã Participam de Festival de Talentos

Ao todo, 27 aprendizes concorrerão nas categorias Teatro, Música e Dança

Mais do que investir na capacitação profissional, a Rede Cidadã também incentiva o desenvolvimento de talentos de seus jovens aprendizes. Prova disso é que 27 jovens do seu Programa Programa de Aprendizagem Profissional participarão do 2º Festival de Talentos Amadores Fectipa/MG. O evento será realizado nos dias 29 e 30 de agosto, no Teatro Marília, em Belo Horizonte, e é direcionado a jovens que fazem parte de instituições qualificadoras do Programa Jovem Aprendiz que, no Estado, é desenvolvido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE/MG).

Na categoria Teatro, 20 jovens da Rede apresentarão a peça “Os [D]eficientes”, que narra a história de Rayane, uma jovem surda muito ligada à sua família e que, por questões de trabalho, teve que sair de casa e mudar de cidade. A lembrança da família e o desejo de realizar seus sonhos a motivam a superar as adversidades que sua deficiência lhe impõe. Certo dia, ela perde o horário para o trabalho, toda a sua rotina muda e aí se desenrola a narrativa.

Já Gabriel Otávio se inscreveu na Dança para mostrar sua performance da música GDFR, do cantor Flo Rida, juntamente com outros jovens portadores de deficiências. O jovem Isaac Gomes, também aluno da Rede, concorre na categoria Música. Ele apresentará a canção “Só tenho você”, de autoria própria.

A premiação acontece no dia 30 e os ganhadores serão contemplados com certificado de menção honrosa e bolsas de estudos profissionalizantes nas categorias Teatro, Dança e Canto. “É muito importante aproximar os jovens das intervenções culturais, pois eles desenvolvem habilidades até então desconhecidas ou não valorizadas”, ressalta Diogo Coelho, educador da Rede Cidadã.

O Fectipa/MG
Coordenado pela SRTE/MG, por meio da servidora Elvira Mirian Veloso de Mello Cosendey, o Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção aos Adolescentes de Minas Gerais (Fectipa-MG) é formado por atores sociais, governamentais e da sociedade civil, interessados e atuantes na construção de uma sociedade mais justa e solidária. 

Com 20 anos de história, completados em 2014, o Fórum pauta suas ações na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, sempre visando à proteção ao trabalho e ao afastamento das atividades que prejudicam a saúde desse público-alvo. Nesse sentido, são realizadas reuniões mensais e itinerantes, audiências públicas, seminários, fiscalizações e mobilizações em datas como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, Dia das Crianças, Aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual, entre outros.  

O Fectipa/MG também contribuiu com alguns avanços na Lei da Aprendizagem. Destaca-se ainda a criação do Juventude Fectipa – Voz e Ação – pela importância do exercício do protagonismo juvenil, que se dá por meio dos jovens aprendizes que participam ativamente de todos os espaços, como conferência municipal, estadual e nacional pelos direitos das crianças e adolescentes.


Evento: 2º Festival de Talentos Amadores Fectipa/MG
Data: 29 e 30 de agosto
Horário: 14h às 18h
Local: Teatro Marília 
Av. Alfredo Balena, nº 586, Santa Efigênia - Belo Horizonte - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário