segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Exposição do Colombiano Fernando Botero Chega ao Museu Inimá de Paula

Obras de Botero podem ser vistas neste mês em BH
Foto: Reprodução
Peças do conceituado artista estarão em exposição a partir deste mês na capital mineira

O Museu Inimá de Paula, em parceria com a galeria de arte Almeida e Dale, traz a Belo Horizonte, a partir deste mês, uma exposição de Fernando Botero. As esculturas, pinturas e desenhos apresentados na mostra trazem as conhecidas figuras monumentais e volumosas, marca registrada do conceituado artista colombiano.

A exposição, uma homenagem aos 84 anos de Botero, é composta por 14 peças que abordam a sensualidade, circo, cavalos e pássaros. Elementos da cultura latino-americana, com suas cores vibrantes, dão vida aos originais desenhos inspirados em temas clássicos da pintura.

Botero inventa seu universo artístico ao desafiar as regras da natureza, ressignificando os padrões de beleza, e estabelece, com esta prática, sua própria ordem e razão. Suas obras possuem uma identidade inconfundível e destacam-se, sobretudo, por figuras rotundas, o que pode sugerir a estaticidade da humanidade. O volume representa dimensão, solidez e magnitude e dá aos objetos, paisagens e personagens retratados a capacidade de se imporem no espaço.

Todos esses conceitos particulares serão explorados na mostra: quadros como o “Trapezista” e “Domador” trazem motivos circenses; “Dois Bêbados” e “Dois Músicos” exibem costumes populares, entre outros exemplos. O artista revela em seu trabalho uma bagagem dos modernistas mexicanos, da arte renascentista e do barroco, característica observada na maioria de suas obras. “Eu não pinto gordos”, disse Botero sobre a abertura da exposição em Bilbao. “Eu trato de expressar o volume como uma parte da sensualidade da arte”.

A exposição será aberta ao público no dia 05 de Agosto e estará em cartaz até 27 de Novembro. A entrada é gratuita, as visitas educativas, porém, deverão ser feitas com agendamento prévio por telefone (31) 3213-4320.

Sobre Botero

Nascido em 19 de Abril de 1932 e natural de Medellín, segunda cidade mais populosa da Colômbia, Botero começou sua carreira profissional como ilustrador do jornal El Colombiano. Autodidata, ele apresentou sua primeira exposição individual em 1951 para, então, enveredar-se nos estudos e academias de arte.

EXPOSIÇÃO FERNANDO BOTERO
Período: 5 de agosto a 27 de novembro
Museu Inimá de Paula(Rua da Bahia, 1201, Centro)
Entrada Gratuita
Mais Informações: (31) 3213-4320

Nenhum comentário:

Postar um comentário