Translation

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Coral Lírico de Minas Gerais no Museu Inimá de Paula

Sob regência da maestrina Lara Tanaka, o Coral Lírico de Minas Gerais apresenta concerto especial no Museu Inimá de Paula, hoje, às 19h. Dividida em dois momentos, a apresentação trará obras sacras, acompanhadas por Hélcio Vaz do Val e obras seculares, executadas pelo pianista e arranjador Fred Natalino. Lara Tanaka é a atual regente assistente do CLMG e regente titular do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes. A entrada é franca.

O concerto é iniciado com a cantata “Ihr lieben Christen, freut euch nun”, do importante compositor barroco Dietrich Buxtehude e encerra suas atividades relembrando trecho da obra “Freedom”, de Duke Ellington. Escrita originalmente para Big Band, a obra é um hino a liberdade.

Ainda na apresentação, o coral apresenta um trecho de “Kyrie Eleison”, de Louis Vierne, um dos principais compositores de música para órgão do século XX. Em seguida, o CLMG brinda o público com três canções latino-americanas, a melodiosa “Enlos Surcos Del Amor”, de Carlos Guastavino, a milonga campeira “Jacinto Chiclana”, de Jorge Luis Borges, e o tango “Verano Porteño”, de Astor Piazzolla.

Coral Lírico de Minas Gerais


Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais, corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado, é um dos raros grupos corais que possui uma programação artística permanente e que interpreta um repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais.

O Grupo se apresenta em cidades do interior de Minas e em capitais brasileiras com o intuito de contribuir para a democratização do acesso de diversos públicos ao canto coral. As apresentações têm entrada gratuita ou preços populares. O Coral já atuou com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Dentro da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas, o Coral Lírico desenvolve diversos projetos que incluem Concertos no Parque, Lírico na Cidade, Concertos Didáticos e participação nas temporadas de óperas realizadas pela Fundação Clóvis Salgado. O objetivo desse trabalho é fazer com que o público possa conhecer e fruir a música coral de qualidade, além de vivenciar o contato com os artistas.

Lara Tanaka

Mineira de Belo Horizonte, Lara Tanaka é formada em piano pelo Conservatório de Música de Minas Gerais e bacharel em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em 2003, gravou o CD Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda, com o Coral Infantojuvenil Palácio das Artes e o Grupo de Percussão da UFMG. A obra foi finalista do Prêmio TIM da Música de 2004, na categoria de melhor CD infantil.

Atua como cravista continuísta em diversos grupos de música antiga e com as orquestras da Musicoop, da UFOP e Sinfônica de Minas Gerais. De 2008 a 2012 atuou como cravista na Oficina de Música de CuritibaAtualmente é regente assistente do Coral Lírico de Minas Gerais e regente titular do Coral Infanto juvenil Palácio das Artes.

Lírico no Museu

Data: 29 de setembro (terça-feira)

Horário: 19h

Duração: 60 minutos

Local: Museu Inimá de Paula - Belo Horizonte- MG

Classificação: Livre

Informações para o público: (31) 3236-7400

Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário