Translation

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Som Afroprogressivo na Copa

As apresentações são viabilizadas pelo Edital Concurso Cultura 2014 do Ministério da Cultura, numa concorrência acirrada na qual mais de 1500 inscritos concorriam a 130 oportunidades;  serão cinco shows realizados durante o mundial de futebol na capital mineira
O show Som Afroprogressivo de Babilak Bah é uma oportunidade para os turistas e moradores de Belo Horizonte conhecerem um pouco mais o trabalho singular do artista. Acompanhado pelo Quarteto de Enxadas, Bah confirmou a apresentação de cinco shows na capital mineira. A programação se inicia no dia 20 de junho na Casa do Baile e encerra no dia 12 de julho no Museu de Arte da Pampulha.
No dia 20 de junho (sexta-feira), às 16h, a Casa do Baile recebe o primeiro show. O Centro Cultural Venda Nova será palco para o Som Afroprogressivo no dia 21 de junho (sábado), às 16h, seguido pelo Centro Cultural Pampulha, no dia 22 de junho (domingo), às 10h. Já no dia 6 de julho (domingo), às 16h, o Centro Cultural Lagoa do Nado recebe Babilak Bah & Quarteto de Enxadas, que encerram a programação durante a Copa em grande estilo no dia 12 de julho (sábado), às 16h, no Museu de Arte da Pampulha.
"Depois dos pratos & facas e caixas de fósforos dos sambistas, das queixadas de burro incorporadas à percussão por Airto Moreira, das panelas cheias de pedras e naipe de garrafas de Hermeto Pascoal (que também usou porcos e galinhas), dos tubos de PVC do Uakti (discípulo do inventor Walter Smetak), das descargas de automóvel de Rogério Duprat, das enceradeiras de Tom Zé, do chaveiro de Orlan Divo, mais um instrumento cotidiano incorpora-se à música deste país polifônico: as enxadas de Babilak Bah". Tárik de Souza, jornalista do O Globo.
Criador compulsivo e dono do que se pode chamar de "teimosia artística", Bah se autodenomina mais um "propositor" do que um compositor, certo de que o que norteia o seu fazer artístico em mais de 20 anos de carreira é a persistência de construir um trabalho autoral, singular, sublinhado por sua biografia e identidade.
Artista do ruído, Babilak vem de forma sistemática afirmando-se como um criador de situações sonoras, um propositor por excelência, autodidata, poeta e arte-educador. Em 2000 o artista concebeu e criou o "Enxadário: Orquestra de Enxadas", através de experimentações sonoras que explorava os timbres desse instrumento até então utilizado como ferramenta de trabalho.
Dando sequencia ao seu projeto estético, Bah retoma a sua criação mais inovadora agora de forma suscinta através do quarteto de enxadas. Conduzidos por seu idealizador, os músicos executarão de maneira inédita e inusitada o Hino Nacional Brasileiro, usando a enxada como instrumento.
O Quarteto de Enxadas tem em sua formação os músicos: Johnny Herno (percussão, enxadas e efeitos, Leonardo Brasilino (Trombone e direção musical), Thiago de Melo (baixo acústico e enxadas) Markus Cupertino (bateria e enxadas) Almin de Oliveira (Enxadas e congas). Além dos instrumentos tradicionais, serão usadas na performance algumas novidades criadas no projeto "Enxadigma: pesquisa e construção de instrumentos" com destaque para o Marimbau Eletrônico, que, conforme definição do músico, é uma "evolução luxuosa da sua Berimbacia". O Marimbau foi criado por Waldo Lima do Vale, especialmente para Babilak.
 
Sobre o artista
Nascido na Paraíba e radicado há mais de 20 anos em Belo Horizonte, Babilak está sempre em busca de se reinventar. Bah já participou nos mais importante eventos de música do Brasil: Pixinguinha/Ministério da Cultura, Rumos Itaú Cultural e foi destaque no Festival Espírito Mundo levando sua sonoridade por cidades da França, Espanha e Inglaterra.
 
 
Babilak Bah & Quarteto de Enxadas em BH
 
Programação:
20 de junho (sexta-feira), às 16h - Casa do Baile - Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha
 
21 de junho (sábado), às 16h - Centro Cultural Venda Nova - Rua José Ferreira dos Santos 184 - Letícia
 
22 de junho (domingo), às 10h - Centro Cultural Pampulha - Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185 - Urca
 
6 de julho (domingo), às 17h - Centro Cultural Lagoa do Nado -  Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904,  Itapoã
 
12 de julho (sábado), às 16h -  Museu de Arte da Pampulha - Av. Dr Otacílio Negrão Lima, 16585 - Pampulha
 
Classificação livre
Entrada franca
Informações: (31) 3077 0606

Nenhum comentário:

Postar um comentário