Translation

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Gabriel Rocha Lança CD em BH

 
Cantor emociona plateias com seu talento
Foto: Divulgação
O cantor e compositor mineiro Gabriel Rocha apresentará o show de lançamento de seu primeiro CD “Choro de Mar” no dia 4 de junho (quarta-feira) às 20h no Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450). 
 
Após uma temporada de apresentações para divulgação do disco no formato pocket show acústico, vieram a vontade e o patrocínio – da Cemig e do Governo de Minas, que também patrocinaram o álbum – para levar “Choro de Mar” aos palcos numa formação mais fiel ao CD.
 
Além das composições autorais que estão no disco, haverá releituras retemperadas de grandes canções de grandes nomes da nossa MPB. Quem dá o tempero é a banda formada por Arthur Rezende (bateria), Adriano Campagnani (baixo), Claúdio Faria (teclados), Pedro Cassini (guitarra), Mariana Nunes e Carla Villar (vocais). Sem contar os arranjos do produtor e diretor musical Robertinho Brant. Os convidados especiais, além do próprio público, serão Célio Balona e Regina Souza.
Gabriel Rocha
Tudo começou nos anos 80. Foi quando, aos seis anos, o belorizontino Gabriel Rocha teve suas primeiras aulas de musicalização infantil num casarão da Rua dos Timbiras, número 1777. Era ali a Música de Minas Escola Livre, fundada por  Milton Nascimento e que formou muita gente boa – e que teve ótimos profissionais lecionando em suas cadeiras. Sob a batuta do professor Rafael Anderson, Gabriel recebeu as noções iniciais do que eram notas e compassos.
Com o fechamento da escola, a música deu um “pause” na vida do garoto. Mas permaneceu ali, como que em estado de encubação. Até que a inquietude da adolescência viesse de novo dar um “play” e o som ressurgisse. Dessa vez já no corpo do violão, instrumento com o qual o rapaz desenvolveu afinidade, mais pela facilidade de tocar nas rodas de churrasco que por convicção de instrumentista. Nesse período, a música foi uma espécie de esquina (como aquela tão famosa) para os encontros da juventude. Com o Jucabala, grupo de rock formado no colégio, era tempo de conhecer os palcos dos pubs da capital e do interior do estado, sonhando a vida estradeira dos ídolos nacionais e internacionais que marcavam presença no repertório.
 
Em 2001, no auge da vida universitária, a música teve de ser de, mais uma vez, “pausada”. A Jucabala se dissolveu e Gabriel se formou jornalista para virar publicitário e, mais tarde, radialista. Mas a partir do momento em que descobriu que podia fazer canções, nunca mais parou. No ano de 2011 elas eram tantas que ele quis registrar em disco, sem nem a pretensão de que aquilo pudesse se tornar um trabalho de verdade.
 
Levou um punhado de suas composições até o produtor Robertinho Brant – cujo trabalho em estúdio já acompanhava e admirava fazia algum tempo – e iniciou a escolha do repertório do que seria “Choro de Mar”, CD com dez faixas autorais que, além de  receber trato todo especial de Robertinho, contou com um time de bambas da música mineira: os bateristas Lincoln Cheib e Lenis Rino; os baixistas Enéias Xavier e Adriano Campagnani; os guitarristas Guilherme Monteiro e Tatá Spalla; o saxofonista Chico Amaral; o “trio Skank” de metais Paulo Márcio, Pedro Aristides e Vinicius Augustos; as cantoras Mariana Nunes e Carla Villar; e o músico Célio Balona. Também teve participações especiais de Beto Guedes, Marcela Mangabeira e Ângela Rô Rô. E surpreendeu pela repercussão, rendendo bons comentários em Minas Gerais e em outras partes do Brasil: o lançamento de “Choro de Mar” aconteceu em 2012 e mereceu ótima repercussão em nível local e nacional.
 
Gabriel Rocha lança “Choro de Mar” no CCBB
04 de junho de 2014, às 20h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450)
Classificação livre
Ingressos:
R$10 (inteira) e R$5 (meia entrada), válida também para clientes do Banco do Brasil 
à venda na bilheteria do teatro (Praça da Liberdade, 450, Funcionários) e na internet:  veloxtickets.com.br.
Informações: (31) 3431 9400

Nenhum comentário:

Postar um comentário