Translation

terça-feira, 23 de julho de 2013

Posso Dançar pra Você?


Premiada Cia. de dança paulista “Domínio Público” faz apresentações nasexta e no sábado em plena Praça Sete.

Nos dias 26 e 27 de julho a Cia. de Dança Domínio Público, faz apresentações gratuitas em pleno coração da cidade – na Praça Sete. Na sexta-feira as intervenções acontecem às 12 e 17 horas e no sábado às 12 horas. Também no sábado, das 9 às 11 horas, será ministrada uma oficina de dança no Centro de Cultura Belo Horizonte. Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2012.
                                              
Desde a sua criação, em 1995, a Cia. de Dança Domínio Público, dirigida por Holly Cavrell, produziu dezesseis espetáculos – três deles em repertório – e dois vídeos-dança, com os quais foi premiada em várias mostras, festivais e bienais de dança. 

“Posso Dançar Pra Você?” é um espetáculo idealizado para espaços públicos urbanos, e apresenta uma proposta interventiva de criar espaços para a dança contemporânea junto ao público da rua. A direção do espetáculo é de Holly Cavrell e os intérpretes-criadores são Gustavo Valezi, Lineker, Sara Mazon e Talita Florêncio.

A criação do espetáculo partiu da observação de diferentes espaços da cidade de Campinas, nos quais os bailarinos buscavam compreender limites entre o cotidiano e o poético. O processo transitou entre a estruturação de materiais em sala de ensaio e a adaptação dos mesmos a diferentes espaços públicos. Tais materiais, assim como o roteiro e o conteúdo temático do espetáculo, foram criados em função das experiências vividas entre os bailarinos, o espaço e as pessoas que transitavam pelos locais escolhidos durante as experimentações. Experiências que se diferenciavam a cada dia, a cada encontro. Não se tratava apenas de deslocar um trabalho da sala de ensaio para a rua, mas justamente incorporar a rua como transformadora real do espetáculo, no exato momento em que ele acontece.

A coreografia ocupa um espaço que não é convencional ao bailarino. “Posso Dançar Pra Você?” pede permissão para o transeunte - a quem o espaço é convencional e, em alguns casos, é até a sua própria casa, seu lugar de intimidade - para interagir com o seu espaço. A sutileza e a leveza dessas transformações no cotidiano daquele que passa na rua, o leva a perceber-se como possível elemento dessa composição e, dessa forma, estabelece uma relação sensível com os bailarinos e com o espaço.

Se as pessoas que transitam na rua permitem a intervenção, quebra-se o automatismo deste ambiente em que as relações humanas são cada vez menos percebidas. Assim, o bailarino não é mais visto como um estranho ou invasor no espaço urbano, mas estabelece junto ao público uma relação de cumplicidade para um objetivo comum: o desejo de ampliar os sentidos e perceber a poesia presente no cotidiano dos centros urbanos.

OFICINA Gratuita - Sábado - 27/07/13 - das 09 horas às 11 horas - Centro de Cultura de Belo Horizonte / C R Moda (Rua da Bahia, nº 1149, esquina com Avenida Augusto de Lima – Centro).
Aberta a atores, bailarinos, performers e interessados em geral, a oficina visa compartilhar elementos e exercícios da pesquisa do processo de criação do espetáculo de dança “Posso Dançar Pra Você?” da Cia. Domínio Público. Serão explorados aspectos como a composição coreográfica, a relação com o outro e a ocupação dos espaços públicos da cidade.
A partir dessas experiências, todos os participantes serão convidados a participar de um flashmob como parte de uma das apresentações do espetáculo “Posso Dançar Pra Você?”.

CIA. DE DANÇA DOMÍNIO PÚBLICO

A Cia. Domínio Público, criada em 1995 pela conceituada bailarina e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Holly Cavrell – tem o seu foco voltado para a pesquisa em dança contemporânea, e sempre buscou desenvolver e aprofundar novas expressões de linguagem corporal, visando e estimulando a criação, produção e circulação de espetáculos artísticos.
Assim, desde meados da década de noventa, a Cia. Domínio Público vem difundindo e enriquecendo a dança contemporânea no meio cultural brasileiro, através de trabalhos profissionais e pioneiros na criação em dança, com engajado processo de pesquisa e excelência artística, contando com a colaboração de artistas com linguagens distintas, oriundos de diversas áreas artísticas como a dança, música, teatro e cinema.
Trabalhando com processos colaborativos, a Cia conta, durante todo o processo criativo, com intensa e efetiva participação de todos os integrantes. Essa característica inovadora faz com que os trabalhos da Cia. Domínio Público tenham um perfil diferenciado e singular, sendo apontado e reconhecido pela crítica, artistas e público em geral.

Ficha Técnica
CRIAÇÃO: Cia. Domínio Público
DIREÇÃO: Holly Cavrell
ELENCO: Gustavo Valezi, Lineker, Sara Mazon e Talita Florêncio
DURAÇÃO: 45 minutos
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE (conteúdo livre para todos os públicos).
TEMA: Os limites entre o cotidiano e o poético. A sutileza e a leveza das transformações do cotidiano daqueles que passam pela rua.


Espetáculo: Posso Dançar Pra Você?
Apresentações Gratuitas:
Sexta-feira - 26/07/13 – 12 e 17 horas - Praça Sete de Setembro
Sábado - 27/07/13 - 12 horas - Praça Sete de Setembro
Oficina:
Sábado - 27/07/13 - das 09 horas às 11 horas - Centro de Cultura de Belo Horizonte / CR Moda (Rua da Bahia, nº 1149, esquina com Avenida Augusto de Lima – Centro).
Outras informações:
canal youtube: www.youtube.com/user/dominiopublicodanca

Nenhum comentário:

Postar um comentário