sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ouro Preto recebe Luiza Lara, Gê Lara e Renato Saldanha

Cantora mineira se destaca no lançamento do CD de “Voar Sem Fim”, onde interpreta canções de Gê Lara


Luiza Lara sobe ao palco do Teatro Municipal de Ouro Preto no próximo dia 11 de outubro (quinta-feira), a partir das 20:30h para interpretar canções do álbum, “Voar sem Fim”, com composições de Gê Lara, seu tio. Com arranjos e a direção de Renato Saldanha e com uma proposta leve e suave, o disco conquistou as rádios e críticos da capital do Estado. O trabalho de Luiza foi baseado nas canções de Gê Lara que ficaram por muito tempo sem voz e outras, mais atuais, que expressam a maturidade musical de sua intérprete. O show, que será apresentado em Ouro Preto, faz parte de uma turnê que passa por várias cidades no interior de Minas Gerais e, ainda, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Apesar de ser o primeiro álbum, totalmente interpretado pela cantora, “Voar sem Fim” não é sua estreia nos palcos. Luiza deu início à sua carreira aos 10 anos de idade, gravando jingles e se apresentando na escola e festas de família, embora muito antes já tivesse demonstrado gosto e ouvidos apurados. Aos 11 anos, iniciou aulas de musicalização infantil e piano. Já aos 14 anos, gravou seu primeiro CD demo e videoclipe, para concorrer ao projeto “Jovens Talentos”, da Rede Globo.

“Voar Sem Fim”

O foco no repertório das festas populares, com ênfase nos cantos de Natal, deu à música de Gê Lara um clima de religiosidade que se aproxima de alguns aspectos das carreiras de Tavinho Moura e da dupla Pena Branca & Xavantinho. Quando fala da escolha da voz da sobrinha para as 11 canções, ele não deixa dúvidas de sua inspiração: “Reconheci ser a voz de minhas canções, que se encarregaria de traduzi-las para nos aproximar de Deus, com doçura e delicadeza”. Com letras cheias de pássaros, sinos, santas, marias marias e (de)votos ao amor, a obra de Gê Lara transpira coerência e ganha maior peso quando transforma em música o poema Ismália, de Alphonsus de Guimarães, e nos contrastes de Palavras de metal: “descobri um mundo dentro de mim/ enrolado num jornal/ com notícias tão ruins/ com palavras de metal”.

Luiza Lara

Decidida a seguir carreira musical, Luiza cresceu e passou a fazer parte de grupos vocais, participou de oficinas de música e canto, além de começar a se apresentar nos palcos de cidades do interior do Estado. Ao lado de grandes amigos, artistas, Luiza foi adquirindo experiência e segurança em suas interpretações. Paralelo aos palcos, Luiza mudou para Belo Horizonte onde cursou Fonoaudiologia e hoje se especializa em voz, pelo Centro de Estudos da Voz em São Paulo, dividindo seu tempo entre a música e profissão de formação acadêmica. Atualmente frequenta aulas de técnica vocal e, ao lado de Gê Lara, participou de vários festivais de música, gravações e shows. Em 2009 ganhou o prêmio “Cantoras D’Aqui” do BDMG, apresentando-se ao lado de grandes músicos mineiros como, Cleber Alves e Túlio Mourão. Em 2010 foi semifinalista do prêmio “Divas da Música Brasileira”, produzido pela Icatu Seguros, no RJ e SP. Luiza já dividiu o palco em gravações e shows com Tunai, Affonsinho, Telo Borges, Gê Lara, Túlio Mourão, Beto Lopes, Cleber Alves, Renato Saldanha, Anthonio, Jairo de Lara, Lemão, Cocoricoral, Sérgio de Castro, Rodrigo Rios,Vagner Faria, entre outros.

Gê Lara

Cantor e compositor, nascido em Divinópolis-MG, em ambiente intensamente musical, teve suas primeiras experiências musicais participando do Coral “Pequenos Cantores da Cruz de São Damião” e “Pequenos Rouxinóis de Divinópolis”, quando também ensaiou os primeiros acordes no violão, como autodidata, aos sete anos de idade. Depois de atuar em Belo Horizonte e outras cidades do interior mineiro, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se aprofundou em canto coral e nos estudos teóricos da música, além de apresentar shows autorais. De volta à Minas, com mais intensidade, dedicou-se às próprias composições e atualmente vem pesquisando a música brasileira, especialmente as influências dos ritmos e festas do interior. Em shows e gravações já dividiu o palco com: Pena Branca e Xavantinho, Osvaldo Montenegro, Tavinho Moura, Cláudio Nucci, Chico Lobo, Túlio Mourão, Vander Lee, Milton Nascimento, entre outros. Atualmente além de desenvolver um trabalho autoral, coordena os grupos Uirapuru Canto Livre e Coro Corinho. Possui em sua discografia 11 CD´s gravados.

Renato Saldanha

Autodidata, disciplinado em seus estudos, pesquisador das melhores sonoridades e à procura do equilíbrio perfeito em seus arranjos e composições. Violonista, guitarrista, compositor e arranjador, é hoje uma das maiores revelações da música instrumental mineira. Como instrumentista,já participou de grandes produções.


Show de lançamento do cd “Voar Sem Fim” - canções de Gê Lara por Luiza Lara
Teatro Municipal de Ouro Preto
Dia 11/10/2012 (quinta-feira) - 20:30h
Entrada franca mediante retirada de ingresso na bilheteria do Teatro uma hora antes do show
Informações: 31-3559-3224

Nenhum comentário:

Postar um comentário