Translation

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Lançamento de livro em Ouro Preto (MG)

Nesta sexta-feira, feriado - dia 12 de outubro, acontece em Ouro Preto no Centro de Artes e Convenções da UFOP (Rua Diogo de Vasconcelos, 328 – Pilar), às 9 horas da manhã, o lançamento do livro “A História da Escola de Minas”, organizado pelo editor Paulo Lemos da Graphar. De muito bom gosto, capa dura 320 páginas e mais de 400 fotos, o livro chega para registrar os 136 anos da mais antiga escola de engenharia do Brasil.

Com introdução histórica do jornalista e pesquisador Mauro Werkema, prefácio do reitor da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, João Luiz Martins, o livro foi realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Thissenkrupp, CBMM e Petrobras.

“A História da Escola de Minas” foi escrito por vários autores convidados, e cada um deles mostrou uma das inúmeras peculiaridades da Escola de Minas, o que o tornou rico por conter visões diferentes e complementares de uma Instituição que tem vasto campo de atividades e também por sua longevidade com muita história para contar. Completando 136 anos de atividades a Escola enfrentou todas as dificuldades que o país passou e manteve-se fiel ao seu princípio norteador de formar engenheiros que trabalhem pelo bem do Brasil. Dividido em capítulos foram abordados diversos temas, como “Primórdios de Minas e a Vocação Mineral”, “A Atuação de Dom Pedro II e a Criação da Escola”, “Celeiro de Nomes de Vulto Nacional”, “Um Museu para os Tesouros da Escola de Minas”, “Novas Vizinhanças com a Transferência da Capital” e ainda uma lista dos ex-alunos da Escola de 1876 a 2012.

Fundada em 1876 a Escola de Minas é a mais antiga e importante faculdade de engenharia do Brasil, e por lá já passaram grandes nomes da nossa história, como Santos Dumont, Carlos Chagas, Israel Pinheiro e Getúlio Vargas, que ao criar a Petrobrás, em 1953, contratou os melhores profissionais ali formados para compor seus primeiros quadros.

Outras informações pelo fone: 31 3552 3144. Imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário