sábado, 25 de agosto de 2012

Festival Leva Cultura ao Interior de Minas

Um dos maiores eventos de artes cênicas do interior de MG leva cultura e diversão à pequena cidade de Barroso

Com aproximadamente 20 mil habitantes, a cidade de Barroso, situada no Campo das Vertentes, a 197 km da capital mineira, desde o dia 12 de agosto, é palco para diversas apresentações teatrais. Até o dia 2 de setembro, o Barroso em Cena 2012, que engloba dois festivais – 3º FesteBarroso e 2º Festecriança-, levará cultura e entretenimento para a população.

O Barroso Em Cena 2012, idealizado pela MBYÁ Produções, empresa responsável por importantes projetos culturais, tem os dois festivais realizados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Holcim. Este ano, o objetivo do evento é a descentralização dos espetáculos, além de levar cultura e entretenimento a uma população que, na maior parte do ano, não tem acesso ao teatro.

FESTEBARROSO

O 3º FesteBarroso – Festival de Teatro de Barroso vai marcar a reinauguração do espaço cultural “Auditório Professora Iracema Rocha”que foi todo reformado. A MBYÁ Produções fez uma adequação na estrutura do local e o transformou em um teatro com 400 lugares, que ficará para a comunidade e receberá outros projetos que irão contribuir culturalmente para o crescimento da cidade.

Orlando Orube, diretor e idealizador do FESTEBARROSO preparou uma programação de qualidade que irá surpreender a todos. Na abertura, dia 12 de agosto, às 20h, na Praça Santana, uma banda de música anunciará a chegada da Deusa do Teatro – personagem criado exclusivo para a imagem do festival. Ao som de músicas clássicas, a produção irá fazer nevar em Barroso, enquanto a personagem se apresenta.

Os principais critérios da escolha dos 12 espetáculos de teatro adulto que compõem o FESTEBARROSO foram: qualidade artística da produção, gênero artístico, dramaturgia e viabilidade técnica.

Para as apresentações de palco, que serão realizadas no “Auditório Professora Iracema Rocha”, a entrada será mediante troca dos ingressos por um litro de leite longa vida, que posteriormente serão distribuídos pela patrocinadora HOLCIM às instituições filantrópicas da cidade. Já as apresentações de rua serão totalmente gratuitas em pontos estratégicos da cidade.

festebarroso.blogspot.com

FESTECRIANÇA

O 2º Festecriança – Festival de Teatro da Criança será realizado entre os dias 18 e 29 de agosto e levará muita diversão para a criançada. Serão oito espetáculos infantis em 17 apresentações de palco e de rua. Todos os espetáculos convidados foram escolhidos seguindo critérios artísticos e pedagógicos..

Este ano, o tema do FESTECRIANÇA é “SER CRIANÇA!”. Nesta edição, uma surpresa para os pequenos será a presença do mascote do Festival: um ursinho vermelho. Para envolver todas as crianças, Renata Duarte Dutra idealizadora e produtora do festival, realizará antecipadamente, uma enquete nas escolas de Barroso para a escolha do nome do mascote. O resultado será divulgado na abertura do FESTECRIANÇA, dia 18 de agosto, às 16h30, com a chegada do ursinho.

Os ingressos para as apresentações infantis são um desenho ou redação com o tema “SER CRIANÇA! Quem chegar ao local do espetáculo sem a redação ou o desenho poderá produzir na hora. Serão distribuídos papéis padronizados para as crianças e adultos que quiserem assistir os espetáculos. Ao final de cada semana, tudo o que foi produzido estará exposto no teatro para a apreciação de todo o público.

Noventa por cento dos assentos para os espetáculos realizados no Auditório Professora Iracema Rocha serão disponibilizados para a Secretaria Municipal de Educação de Barroso distribuir entre os alunos de todas as redes de ensino. Os 10% restantes ficarão disponíveis para público geral.

festecrianca.blogspot.com

Barroso

Barroso encontra-se na Mesorregião Campo das Vertentes, a menos de 200 km da capital do estado, Belo Horizonte. Localiza-se dentro da região do circuito Trilha dos Inconfidentes, onde ficam também os municípios de: Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibituruna, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Santa Cruz de Minas, São João Del Rei, São Tiago e Tiradentes. A população local é simples, alegre e hospitaleira, sempre disposta a uma boa prosa, típica do interior de Minas.

PROGRAMAÇÃO 3º FESTEBARROSO :


 
Dia 25/08 – 21h - Aud. Profa. Iracema Rocha

- ALACAZAM Um show de mágica e muito humor (BH)

Dia 26/08 - 19h - Praça Gisela Coutinho –B.Praia

- NAQUELE BAIRRO ENCANTADO (BH)

Dia 30/08 - 19h - Rua Guarani, Bairro Rosário – itinerante

- UM INIMIGO DO POVO (BH)

Dia 31/08 - 21h - Aud.Profa. Iracema Rocha

- PÉROLAS DO TEJO (BH) - Com Carlos Nunes

Dia 01/09 - 21h – Aud.Prof. Iracema Rocha

- O MEU SANGUE FERVE POR VOCÊ (RJ)

Dia 02/09 - 20h - Aud. Profa Iracema Rocha.

Programação 2º FESTECRIANÇA

- Abertura do Festival

Dia 18/08 - 16h30 – Praça Sant’Ana

- É BRINCADEIRA! (BH)

Dia 18/08 - 17h – Praça Sant’Ana

Dia 19/08 - 17h – Pátio da Igreja N.Sra. Aparecida, B. Josefina Coelho

- O CASAMENTO DA ARARINHA AZUL (BH)

Dia 20/08 - 9h30 e 15h – Aud. Profa. Iracema Rocha

- O REI CARECA (BH)

Dia 21/08 - 9h30 e 15h - Aud. Profa. Iracema Rocha

- PRA LÁ DO ARCO IRIS (BH)

Dia 22/08 - 9h30 e 15h - Aud. Profa. Iracema Rocha

- A HISTÓRIA DE TONY E CLÓVIS (BH)

Dia 25/08 - 17h – Rua Joaquim J. Souza, B. Joaquim Gabriel de Souza

Dia 26/08 - 17h - Praça Gisela Coutinho, B. Praia

- QUEM PERGUNTA, QUER RESPOSTA! (BH)

Dia 27/08 - 9h30 e 15h – Aud. Profa. Iracema Rocha

- A REVOLTA DOS BRINQUEDOS (BH)

Dia 28/08 - 9h30 e 15h - Aud. Profa. Iracema Rocha

- VAMOS BRINCAR DE BRINCAR (BH)

Dia 29/08 - 9h30, 13h30 e 15h - Aud. Profa. Iracema Rocha

Outras informações: www.mbya.com.br / 32. 8496 7166

festebarroso@mbya.com.br

festecrianca@mbya.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário