sexta-feira, 8 de junho de 2012

Meninos de Minas Ganham o Mundo

Foto: Vini Martins

O grupo Meninos de Minas rompe as fronteiras do país e se apresenta, entre os dias 1 e 12/6, no 9º Encontro de Cultura de Serpa, em Portugal. Este ano, 18 integrantes viajarão para o show fora do Brasil.

O Projeto Meninos de Minas desenvolve atividades ligadas à música. Os integrantes participam de oficinas de musicalização e construção de instrumentos musicais a partir da utilização de material reciclado.

Os participantes do Projeto têm acesso ao mundo das artes e da cultura, ampliando suas oportunidades de inserção social, com a participação em ações que aumentam suas habilidades individuais e coletivas, inclusive com atividades focadas na cidadania, solidariedade e respeito à diversidade.

O Projeto, que existe desde 2001, já proporcionou a centenas de adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, a participação em diversas atividades artísticas, além de palestras com temas diversos discutindo a ética, a cidadania, qualidade de vida e assuntos específicos de interesses dessa faixa etária.

Como resultado das oficinas, alguns participantes são selecionados para compor o grupo de apresentações e têm atividades focadas em performance de palco para realizar ações que divulgam o projeto. Os Meninos de Minas já se apresentaram em diversas cidades mineiras, além de Espanha e Portugal, onde participaram dos VI e VII Encontro de Culturas de Serpa/Portugal, que reúne expressões culturais de vários países como Espanha, Portugal, Cabo Verde, Brasil entre outros.

As atividades do grupo estão a todo vapor e ensaios constantes são realizados para as apresentações futuras. A agenda conta com apresentações marcadas para Itabira, Serpa/Portugal e Rio de Janeiro.


O Projeto é realizado em Itabira e Betim e oferece aos jovens participantes inúmeras oportunidades de aprendizados artísticos culturais. A iniciativa conta com patrocínio da VALE por meio da Lei de Incentivo a Cultura ROUANET, apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e Produção do Grupo 4º Plano de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário