Depois da memorável participação do cantor e compositor Renato Motha, o Aqui Jazz 2012 traz ao palco do Parque Municipal a cantora e pianista Selmma Carvalho. Ela se apresenta no dia 27 de maio (domingo), ao lado da banda Take Five, às 11 horas.

Nesta edição, o projeto, que já é tradição na cidade, homenageia os 70 anos de Gilberto Gil que será comemorado no mês de junho. No repertório, estão parcerias de João Donato e Gilberto Gil, como Bananeira, e clássicos de Gil , entre elas: Que Besteira, Emoriô e A Paz.
Depois do Parque Municipal, o Aqui Jazz irá prestigiar os belo-horizontinos com apresentações no Parque JK, na Praça da Liberdade e na Praça do Papa. Em Contagem, os shows acontecem na Praça Íria Diniz e no Parque Renascer. 

Reconhecido pela atualidade e originalidade, o projeto Aqui Jazz é uma iniciativa do Parque Renascer, do Bosque da Esperança e da Funeral House e vem percorrendo praças e parques de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, desde 2005. O objetivo é divulgar gratuitamente a música instrumental de qualidade, interpretada por artistas mineiros. Uma das características do evento é a presença de um belíssimo Cadilac 1974, que faz parte da frota de veículos do Parque Renascer. 

Selmma Carvalho - Natural de Nova Lima (MG), a cantora e pianista Selmma Carvalho iniciou, aos oito anos de idade, estudos de piano clássico com Luiza Maria Fernandes dos Santos, sua tia e primeira mestra. Mais tarde, fez curso superior de piano na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e de Artes Plásticas na FUMA (Fundação da Universidade Mineira de Arte). Considerada uma das mais talentosas cantoras da música mineira, ela tem três discos gravados, “Selmma Carvalho”, “Cada Lugar” e “Cada Lugar na sua Coisa”.
Take Five - Com 20 anos de experiência, o quinteto Take Five se especializou em interpretar os grandes sucessos do jazz e da bossa nova, passando pelo erudito, com obras de compositores que estão na fronteira entre o clássico e o popular. Na formação da banda estão, os músicos: Ricardo Penido (trompetista), Matteo Ricciardi (saxofonista), Ronaldo Araújo (contrabaixista), Leo Lana (percussão) e Walner Casitta (piano).

“Aqui Jazz” com participação especial de Selmma Carvalho
Data: 27 de maio de 2012 / Horário: 11h
Local: Parque Municipal - Centro
Entrada franca - Classificação Livre


SELMMA CARVALHO

Natural de Nova Lima (MG), a cantora e pianista Selmma Carvalho iniciou, aos 8 anos de idade, estudos de piano clássico com Luiza Maria Fernandes dos Santos, sua tia e primeira mestra. Mais tarde fez curso superior de piano na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e de Artes Plásticas na FUMA (Fundação da Universidade Mineira de Arte).

Seu primeiro disco solo, Selmma Carvalho, com produção de Mauro Rodrigues, logo a colocou em destaque e em 97 foi indicada ao Prêmio Sharp de Música, na categoria Cantora Revelação. Logo depois de fazer o show de lançamento em Belo Horizonte, com a participação especial do cantor e compositor Walter Franco, Selmma saiu em turnê de lançamento do seu CD. Também participou de vários shows e CDs de artistas mineiros, como “Bateia” e “Simples”, produzidos por Nestor Sant'Anna; e “Hinos Brasileiros”, por Maurício Tapajós. Em 98, participou do disco e abriu shows do cantor e compositor Belchior.

Selmma gravou seu segundo CD, Cada lugar na sua coisa, em 99, com produção de Swami Jr. Nesse ano, também foi convidada para participar da trilha sonora de “Chiquinha Gonzaga”, da TV Globo, cantando “Ó Abre Alas”. A convite de Mauro Dias (crítico musical), Selmma participou do projeto “Prata da
Casa” de novos talentos da MPB, no SESC Pompéia em São Paulo, onde iniciou a turnê do novo disco.
Em 2000, seu disco Cada lugar na sua coisa ganhou o selo CPC-UMES ELDORADO e teve lançamento nacional na Fnac SP. No Festival de Encantado (RS), Selmma recebeu Prêmio Destaque Especial como intérprete. Na TV, integrou a trilha sonora da minissérie “Quando fui morto em Cuba”, de Roberto
Drumond, gravada ao vivo no Palácio das Artes, em show com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, em 2003.

Selmma deu início à pré-produção de seu terceiro álbum (projeto aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais) em 2004, ano marcado pela participação no show de Vitor Ramil em Belo Horizonte e pela pré-seleção do Programa “Rumos” do Itaú Cultural Música, com a gravação de duas músicas no CD Rumos.

O terceiro disco, O que será que está na moda?, foi gravado em 2005, com produção de Rogério Delayon, e integrou por diversas vezes a lista dos 20 CDs mais vendidos da distribuidora Tratore. Entre 13 canções inéditas de autores contemporâneos e regravações, o CD contou com participações especiais de Swami Jr, Marco Lobo, Mauro Rodrigues, Sérgio Moreira, Tuco Marcondes, Toninho Ferragutti e do cubano Roberto Garcia.

Com show de lançamento no Teatro Alterosa (Belo Horizonte), a turnê O que será que está na moda? passou por diversas cidades em 2006 e participou de projetos como o “Música Independente”, na sala João Ceschiatti do Palácio das Artes (Belo Horizonte), cujos shows foram gravados para programas especiais para a Rádio Inconfidência e para a Rede Minas de Televisão.

Em 2007 Selmma continuou em turnê com o show do CD O que será que está na moda?; realizou show na programação do Mês da Mulher na Fnac SP; participou do show em comemoração aos 5 anos da Revista Encontro, do show de Kléber Albuquerque e Mini Orkestra de Polka Punk (ambos no Palácio das
Artes), do show em comemoração aos 10 anos de carreira de Vander Lee, no Chevrolet Hall (Belo Horizonte); e fez o show de abertura do Baile do Baleiro (de Zeca Baleiro), no Carioca Club (São Paulo).

Em 2008, Selmma realizou, entre outros, show no projeto Arte na Praça, em Uberlândia (Minas Gerais), e participou do show Cantadas, no SESC Pompéia (São Paulo), ambos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Participou do show Sete Sons, no Centro Cultural São Paulo, dentro da programação da Virada Cultural e realizou show no SESC Consolação (São Paulo) e no Espaço Arrumação (Belo Horizonte), em comemoração aos 20 anos do Programa Arrumação, de Saulo Laranjeira. Além disso, junto com mais 106 artistas mineiros, integrou a Coletânea Brasileiríssima, da Rádio Inconfidência e do Governo de Minas Gerais, com a música "Túnel do Tempo", de Verônica Sabino, que faz parte do 3º CD de Selmma, O que será que está na moda?

Em 2009, Selmma realizou shows em Tiradentes, Divinópolis, Belo Horizonte, Caratinga, Perdões, no Festival de Inverno de Itabira (MG) e na III Mostra BNB da Canção Brasileira Independente com shows em Sousa (PB), Juazeiro do Norte e Fortaleza (CE). Além disso, participou do programa Sr. Brasil, de Rolando Boldrim, e da trilha sonora da série João Miguel, baseada em romance homônimo de Raquel de Queiroz, ambos na TV Cultura (SP); e do programa Feira Moderna (Rede Minas), especial Ricardo Koctus.

Em 2010, iniciou a pré-produção do seu quarto CD, que incluirá, entre canções inéditas de compositores como Zé Guerreiro (São Paulo) e Carlos Careqa (São Paulo), Fred Martins (Niterói) e Ricardo Koctus (Belo Horizonte), composições também inéditas da própria Selmma.

Em 2011, além da produção do quarto CD, Selmma participou da gravação do CD de Déa Trancoso e realizou show no projeto SESC MPB, ao lado de Flávio Venturini, realizado no Parque Municipal de Belo Horizonte.

As informações são da CL Assessoria.