Translation

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais Faz Show Gratuito em BH

No dia 10 de abril a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais fará a terceira apresentação do ano no Museu Inimá de Paula,em Belo Horizonte, a partir das 20 horas. O concerto, que dá continuidade ao projeto Série Sinfônica no Museu, terá regência do maestro Helder Trefzger. No repertório, Heitor Villa Lobos – “Concerto para Violão de Orquestra”, Antonín Dvorak – “Suíte Tcheca Op.39 D Maior” e Claude Debussy – “Petite Suíte”. Como nas apresentações anteriores, a entrada será gratuita e os interessados deverão retirar os ingressos na bilheteria do museu, a partir de meio-dia, no dia da apresentação.

O primeiro concerto, realizado em fevereiro, bateu recordes de público e levou mais 540 pessoas ao Museu Inimá de Paula para apreciar o repertório, com composições de Mozart e Bethooven, sob a regência de Roberto Tibiriçá e Alexandre Barros como solista convidado. Na segunda apresentação, que ocorreu no dia 8 de março sob a regência do pianista Masayuki Carvalho, cerca de 400 pessoas conferiram as obras “Oxford”, Sinfonia nº. 92 em Sol Maior, obra de Joseph Haydn, e a Sinfonia nº. 2, em Ré Maior, de Beethoven. Para Flávio Tadeu dos Santos, gerente da OSM, o Museu Inimá de Paula tem uma das melhores acústicas para apresentação da orquestra. “É sempre um prazer tocar aqui”, destaca.

Helder Trefzger

Desta vez que irá reger a Orquestra é Helder Trefzger, que é maestro titular da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e membro da Academia de Letras e Música do Brasil (ALMUB). Helder já dirigiu, como convidado, algumas das principais orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, dentre outras, além da Orquestra Artave (Portugal), New World Young Orchestra (Brasil, Itália e Bulgária) e a Orquestra Sinfônica de Bourgas (Bulgária). Realizou ainda um concerto na cidade do Porto (Portugal) e duas apresentações à frente da Orchestra Sinfonica di Roma, no Auditório della Conciliazione (Vaticano).

Helder Trefzger também dirigiu os trabalhos da Orquestra Infantil do Centro de Musicalização Infantil (CMI) e da Orquestra Jovem do Curso de Formação Musical da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (EMUFMG), tendo recebido Voto de Louvor por esse trabalho. O maestro gravou com a Orquestra Filarmônica do Estado do Espírito Santo a trilha sonora do filme “Lamarca”, de Sérgio Rezende. Helder gravou também o CD Melodiário, com músicas do compositor Jaceguay Lins e as trilhas sonoras dos curtas “Portinholas” (que recebeu vários prêmios, inclusive o de melhor música) e “Zen ou Não Zen, eis a Questão” (apresentado no Vitória Cine Vídeo, em novembro de 2004).

SÉRIE SINFÔNICA NO MUSEU

Terça-feira, 10/04, a partir de 20 horas

Regente: Helder Trefzger

Repertório: Heitor Villa Lobos – “Concerto para Violão de Orquestra”; Antonín Dvorak – “Suíte Tcheca Op.39 D Maior”; Claude Debussy – “Petite Suíte”

Entrada Gratuita (retirar ingresso no museu Inimá de Paula, no dia 10/04, a partir do meio-dia)

Informações (31) 3213-4320 e (31) 3222-9798

www.museuinimadepaula.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário