quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Lêda Dutra lança Livro em BH


Foto: Gustavo Black

No dia 05 de dezembro, a partir das 19 horas, a administradora de empresas, negociadora e escritora Lêda Dutra (foto) estará na Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte, (Rua da Bahia, 1466) para lançar seu segundo livro, intitulado “Técnica, Ética e Bom Senso em Comunicação Empresarial”.

Dirigido a empresários, professores, estudantes, profissionais liberais, patrões e empregados, o livro aborda, de maneira abrangente, sensível e humanista as diversas situações de embate que acontecem no setor empresarial.

O primeiro livro de Lêda Dutra, “Organizações Poéticas: A dimensão do Homem no Cenário Corporativo”, foi publicado em 2002, , lançado pela Editora Memória Gráfica. A obra discute entre outros temas, os preceitos éticos da prática profissional, o exercício da liderança, o reconhecimento, motivação e promoção do talento e da autonomia do empregado.

No atual livro, a autora abre uma nova pauta na bibliografia dos ensaios sobre correspondência empresarial, a partir de uma visão e de uma prática humanista do cotidiano das relações que acontecem nos ambientes de trabalho.

Lêda Dutra tem uma longa experiência de quase quatro décadas no setor empresarial, transitando e se relacionando tanto com profissionais de nível administrativo-operacional, quanto com os executivo-dirigentes e também com grandes clientes e fornecedores. Como seu ofício é de negociadora, a produção de textos foi sempre um recurso cotidiano e inerente ao seu trabalho.

A minha trajetória e vivência profissionais, levam-me a constatar que a maioria dos problemas que se apresentam nas empresas não se relaciona com a falta de capacitação técnica de seu quadro de profissionais. Historicamente, a seleção e recrutamento de pessoal tem se mostrado bastante eficiente na avaliação racional dos pretendentes a alguma vaga na empresa. Mas pude constatar também que, basicamente tudo que se torna problema para as empresas, tem como cerne um valor, aparentemente, tão simples diante do complexo sistema empresarial, mas que acaba repercutindo nos parâmetros definidores da contratação daqueles pretendentes. Este valor é a humildade; valor este, sem o qual processos de comunicação interpessoal ficam extremamente comprometidos.

Quando falo de humildade fundamento-me nos conceitos do pedagogo e filósofo Paulo Freire. Ele classifica a humildade como uma virtude que nos adverte sobre o risco de ultrapassar os limites de nossa autovalia transformando-a em arrogância e desrespeito ao outro. E ainda considera que a humildade é a expressão da certeza de que ninguém é superior a ninguém; e que ela exige das pessoas que não se submetam ao destempero de quem as desrespeita e que também, enfrentem todas as afrontas, com o protesto possível para aquela circunstância.

Técnica, ética e bom senso em comunicação empresarial contribui para despertar nas pessoas o reconhecimento de que o setor empresarial e o seu trabalho são somente, mais um dos espaços nos quais a vida se manifesta; e que, garantir a evolução de resultados empresariais significa garantir uma evolução na vida individual.

Para oferecer uma contribuição ao crescimento do todo, o estudo sobre correspondência empresarial tem como objetivo tocar redatores e comunicadores para que, como criadores, não percam a racionalidade e a objetividade imprescindível às causas e negócios empresariais; e que, como criaturas humanas, não percam a afetividade e a subjetividade – atributos do ser humano: aquele que fecunda, gesta e anima o universo institucional.

Segundo a autora somos todos, negociadores o tempo todo. Negociamos desde um café da manhã, até um lugar à mesa com companheiros de trabalho, para celebrar, por exemplo, o fechamento da negociação de uma unidade fabril, de milhões de dólares. E, quando formalizamos os diálogos de nossas “negociações” numa produção escrita, independente do que se trate ou para quem se dirija, o que importa é que é aí, que se estabelece ou não a possibilidade do encontro e do entendimento.

Livro: Técnica, ética e bom senso em comunicação empresarial

Autora: Lêda Dutra

Editora: Livre Expressão Editora

Páginas: 135

Preço do livro sugerido: R$39,00

Lançamento dia 05 de Dezembro - segunda-feira

Hora: 19 horas

Local: Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia, 1466

Nenhum comentário:

Postar um comentário