Translation

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Projeto "Música nas Escolas" É Atração em BH


Foto: Glaucia Rodrigues


O Projeto Música nas Escolas, com a Orquestra Jovem V&M do Brasil e Comunidade do Barreiro, Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho e o Grupo de Câmara, se apresenta nos dias 21 e 22 de outubro na capital mineira. Regidas pelo maestro Rogério Vieira, todas são compostas por instrumentos de cordas, sopros e percussão, como violinos, violoncelos, trompetes, oboés, flautas, percussão, entre outros.


No dia 21 de outubro (sexta-feira), às 18h, o grupo se apresenta no encerramento do 8º Seminário Aberto de Responsabilidade Social Empresarial em Minas Gerais, que será realizado no Hotel Ouro Minas (Avenida. Cristiano Machado, 4001 - Belo Horizonte/MG).


No dia 22 de outubro (sábado), às 14h30, a apresentação será no 5º Seminário de Melhores Práticas em Gestão Educacional, no Minascentro (Avenida Augusto de Lima, 785 – Centro – Belo Horizonte)


O repertório contém composições eruditas e populares como, Marcha Turca e Ode à Alegria, de Beethoven, Valsa em Dó, de Mozart, Danúbio Azul, de Strauss, Rondo, de Purcell, Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e mais. Já o Grupo de Câmara se dedica a apresentar músicas folclóricas infantis.


Idealizado e produzido pela Imago Mundi Cultural, que tem à frente José Roberto Alvarenga e José Roberto Lages, o Música nas Escolas incentiva e investe na formação musical de crianças e adolescentes, de oito a 20 anos, estudantes de escolas públicas, moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte.


Ao ingressarem no projeto, eles participam de aulas diárias e gratuitas de instrumento musical à sua escolha. As aulas são ministradas por 15 professores contratados da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que os aproximam do universo da música erudita e popular.


O projeto coordena três núcleos de música: a Orquestra Jovem V&M do Brasil e Comunidade do Barreiro, cujas aulas ocorrem nas salas de auditório da Fundação Sidertube, no Barreiro; a Orquestra Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho, no Bairro das Indústrias, com aulas na sede da escola; e o Grupo de Câmara, formado por integrantes das duas orquestras que, além do repertório clássico e erudito, se apresenta também com um repertório de músicas folclóricas e infantis que é sempre bem recebido pela plateia.


Além de aprender a tocar diversos instrumentos, os alunos se apresentam em eventos culturais, escolas, creches, hospitais, metrôs e praças da capital e do interior de Minas Gerais. Depois de anos estudando e respirando música, esses jovens estão capacitados profissionalmente e prontos para entrar no mercado de trabalho. Muitos passam a tocar em casamentos e festas, e, ainda de acordo com José Roberto Alvarenga outros acabam por integrar o Grupo de Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário