Translation

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Savassi Festival 2011: Sucessos da Música Balançam a Capital Mineira


Foto: Márcio Rodrigues

A nona edição do Festival contará com atrações internacionais como Chris Potter, Kevin Mahogany, Omri Mor Trio e Marc Ayza Group, além de respeitados nomes da música instrumental brasileira como Túlio Mourão, Frederico Heliodoro, João Nogueira, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, entre outros

De 25 de julho a 03 de agosto, a capital mineira recebe um dos mais charmosos e concorridos eventos dedicados à música instrumental em todas as suas vertentes. É o Savassi Festival 2011 que chega à sua nona edição.

Neste ano, o Festival traz importantes novidades e uma programação repleta de bons músicos. Uma delas é a inédita parceria entre o Festival e a Fundação Clóvis Salgado, que possibilitou o encontro entre o músico Chris Potter e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. O saxofonista americano, considerado um dos melhores do mundo pela revista Downbeat, compôs uma peça inédita para apresentação na Noite de Abertura no Palácio das Artes. Para o Savassi Festival, é uma honra sediar esta première mundial.

Também fruto dessa parceria, será realizada uma edição especial do projeto Concertos no Parque, da Fundação Clóvis Salgado, com um grande show. O evento representa a expansão do festival para outros públicos da capital mineira, democratizando cada vez mais o acesso à música instrumental internacional.

Por falar em abrangência, esse ano o concurso “Novos Talentos do Jazz” trará novas bandas de todo o Brasil para se apresentarem no Savassi Festival. Entre elas estão a Lotus Combo, do Rio de Janeiro; Entrevero Instrumental, de Florianópolis e Projeto Meretrio, de São Paulo.

Com o objetivo de homenagear os músicos que se destacaram em Minas o Savassi Festival irá entregar o Prêmio Jazz Minas 2011. O primeiro artista a ser homenageado será o virtuoso compositor e violonista mineiro Juarez Moreira. O músico receberá o prêmio na noite de abertura do Festival, dia 27 de julho no Grande Teatro do Palácio das Artes.

Novidade também será a noite de autógrafos e lançamento de CDs que irá acontecer no Pátio Savassi, que proporcionará a proximidade entre o público e os artistas.

O Savassi Festival é um evento múltiplo, composto por várias atividades, incluindo concursos e shows de jazz em espaços públicos e privados. Serão promovidas uma série de apresentações com alguns dos mais representativos nomes da música instrumental mineira, além de grandes músicos nacionais e internacionais. Além disso, iniciativas educacionais, como os workshops ministrados por artistas convidados e ações sociais, como o recolhimento de alimentos para a Associação Municipal de Assistência Social (AMAS), fazem parte do evento.

A programação musical tem início no dia 25 de julho com o Jazz Clube. Até o dia 3 de agosto, o público de Belo Horizonte terá à sua escolha apresentações muito especiais nos mais diversos pontos da cidade, como no Teatro Dom Silvério, Shopping 5ª Avenida, Palácio das Artes e no Museu de Artes e Ofícios. Os fãs da boa música vão conferir performances de artistas brasileiros como Lotus Combo (RJ), Thiago Ferté Quarteto (RJ), Monte Pascoal (MG), Túlio Mourão (MG), José Namen Quarteto (MG), Celso Moreira (MG) e Frederico Heliodoro, entre outros.

Importantes nomes da cena internacional como Billy Drewes Quarteto (EUA), Benny Lackner Trio (EUA), Omri Mor Trio (Israel), Chris Potter and Underground (EUA), Violentango (ARG) e Matt Warnock e Holly Homes (EUA) também estarão presentes no Savassi Festival 2011.

No dia 31 de julho acontece o momento mais aguardado do Savassi Festival 2011. Pela manhã, o Parque Municipal Américo Reneé Giannetti recebe uma apresentação especial do Savassi Festival. E a partir das 13 horas, o coração da Savassi vai respirar música com uma intensa programação de shows simultâneos. Será uma grande festa onde juntas estarão atuando a música e a solidariedade. Como nos anos anteriores, a entrada para os shows será trocada por um quilo de alimento não perecível que serão doados à AMAS que repassará para entidades carentes credenciadas.

Quatro palcos serão montados ao ar livre nos quarteirões das ruas Antonio de Albuquerque e Sergipe. Entre um show e outro haverá espaço para DJs selecionados por meio de edital e que vão apresentar seus sets especialmente elaborados.

Savassi Festival 2011

O Savassi Festival 2o11 é apresentado pelo Ministério da Cultura, NET, Heineken e Cemig. É realizado por meio das por meio das Leis Municipal, Estadual e Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da AeC e ThyssenKrup. O Apoio Institucional é do Instituto Unimed-BH e a Cia. Aérea Oficial é a TRIP. A promoção exclusiva é da rádio Inconfidência. Como apoio, o festival conta com Pátio Savassi, Embaixada de Israel, Shopping 5a Avenida, jornal O Tempo, Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte. O festival conta com a participação da Fundação Clóvis Salgado a realização do Governo Federal – País Rico é País sem Pobreza”. A realização é também do Café com Letras e a produção do Instituto Cidades .

A programação completa do Savassi Festival 2011 e outras informações poderão ser obtidas nos sites www.savassifestival.com.br e www.cafecomletras.com.br e pelo telefone (31) 2555-1610.

Nenhum comentário:

Postar um comentário