Translation

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Banda Mole Tem Tiririca Como Tema


Em seu 36° ano de existência, a Banda Mole, um dos mais tradicionais blocos de pré-Carnaval de Belo Horizonte, terá como tema “Tiririca no ‘congreuço’, novos tempos de ‘prougreuço’!” e homenageia o centenário de Noel Rosa, um dos maiores ícones da história do samba, cujas composições pautarão a banda de folia do bloco.

A festa acontecerá na Avenida Afonso Pena, entre as ruas da Bahia e Guajajaras, e contará com maior estrutura viabilizada pelo apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Belotur. Neste ano, são esperadas cerca de 40 mil pessoas ao longo do local da festa, que acontece no dia 26 de fevereiro, das 13h às 22h.

A grande novidade de 2011 é o apoio na gestão da Banda Mole, que passa a contar com uma equipe especializada em projetos culturais, formada por profissionais da Cria! Cultura. Com isso, há também um movimento no sentido de resgatar a motivação original de criação do bloco. Segundo os organizadores, gradualmente, a partir de 2011, a infraestrutura de atendimento ao público será aperfeiçoada e a programação musical da Banda Mole modificada, incorporando artistas locais e nacionais de vários gêneros em seus trios, se aproximando da lógica musical do carnaval de Recife, onde a diversidade tem sempre encontro marcado com a folia.

As atrações de 2011, ainda com predominância do Axé, são as bandas Patchanka (BA), Swingueira, Come-Keto, Tem Qui T, Paula Se7e e Baiana System (BA), grupo aclamado em 2010 como responsável pela renovação da guitarra baiana e que contará com participação especial de B Negão (RJ, ex-membro do Planet Hemp). Como atração principal da folia está confirmada a banda Babado Novo (BA), completando a programação da festa, que também inclui desfile da tradicional banda de rua do bloco.

Sobre a Banda Mole

Fundada em 1975 por um grupo de rapazes egressos do bloco carnavalesco, já na época não mais existente, “Leões da Lagoinha”, a “República Independente da Banda Mole”, associação lítera-etílica-carnavalesca, teve como principal finalidade resgatar os velhos carnavais com desfiles populares em via pública, que deveriam ter sempre as seguintes características: gratuidade para quem quisesse participar, animação, crítica político-social e liberdade nas fantasias e trajes a serem usados no cortejo.

No primeiro desfile, a Banda Mole saiu com aproximadamente 100 pessoas animadas por uma banda de chão e instrumentos de sopro de dez elementos. Com o passar dos anos, tendo caído definitivamente no gosto popular, o desfile foi crescendo, chegando a levar às ruas, em 1995, 400.000 pessoas animadas por 14 trios-elétricos, entre os quais a banda baiana Araketu, maior atração nacional da época.

O desfile, originalmente na Rua da Bahia, por motivo de segurança, teve, há sete anos, o seu trajeto transferido para a Avenida Afonso Pena, entre ruas da Bahia e Guajajaras, no centro de BH. Há cinco anos, por lei municipal, existe o “Dia Municipal da Banda Mole”, com total cobertura logística do evento pela municipalidade, através da BELOTUR. Os organizadores da mesma, que se revezam na presidência da entidade, são Luiz Mário Jacaré Ladeira e Helvécio Gaiola Trotta.


Sobre os artistas

BABADO NOVO

Completando 10 anos de existência neste ano, o Babado Novo é um dos grupos de axé de maior destaque da década passada, responsável pelo lançamento da cantora Cláudia Leite. Já com os vocalistas Guga e Igor, se apresentou para uma plateia de cerca de um milhão de pessoas no Réveillon de 2009, na Avenida Paulista, em São Paulo. O grupo tem excursionado por todos os estados do Brasil em capitais e cidades do interior.

BAIANA SYSTEM + B NEGÃO

Baiana System é um projeto musical que tem o objetivo de divulgar e explorar novas possibilidades sonoras da Guitarra Baiana, instrumento responsável pelo surgimento do trio e por uma linguagem instrumental de guitarra para interpretação de frevos, choros e outros estilos musicais que tomaram nova forma a partir da sonoridade deste instrumento. A banda é uma das mais importantes no Brasil desde Chico Science & Nação Zumbi. O rapper B Negão, ex-Planet Hemp, que atualmente se apresenta em carreira solo ao lado da banda Os Seletores de Frequência, participa do show do Baiana System na Banda Mole.

PAULA SE7E

Cantora profissional de Belo Horizonte, atua no mercado local desde 1996, cantando em festas de diferentes estilos, do forró e axé ao pop/rock e brega.


COME-KETO

Com uma equipe de cerca de 20 pessoas, a banda Come-Keto varia seu repertório entre ritmos regionais, rock, pop, reggae, pagode, forró, sertanejo e principalmente, axé, principal característica rítmica da banda.

TEM QUI T

Com um repertório diversificado de axé music de diferentes épocas, o grupo é composto por dez integrantes e liderado por Tarso Renan, ex- vocalista do Zuêra. Com muita simpatia e profissionalismo, conquistam a cada dia mais admiradores por onde passam.

PATCHANKA

Com oito anos de estrada, a Patchanka é considerada uma das atrações de maior sucesso no cenário musical da Axé Music. Liderada pelo vocalista mineiro Julinho, a banda já recebeu o Troféu DODÔ & OSMAR de “Banda revelação” e lançou diversos sucessos nas rádios, como “Roupa velha” e “Peixinho”.

BANDA SWINGUEIRA

Formada em 2002, a banda Swingueira tem como marca o groove percussivo pulsante e forte combinado com dança, sensualidade e simpatia. O show propõe uma nova tradução do axé music, com um estilo próprio do sambaxé.


Banda Mole - “Tiririca no congreuço, novos tempos de prougreuço!”

Apresentação: Skol Folia

Patrocínio: Guaraná Antarctica, Motorista da rodada

Produção: República Independente da Banda Mole, Cria! Cultura e Sport e Art

Programação:

Dia 26 de fevereiro de 2011

13h às 16h – Concentração: Na concentração, os trios ficam parados com shows dos artistas Baiana System (BA) + B Negão (RJ), Paula Se7e, DJ Zubreu e DJ Rafa.

16h às 17h – Bandinha da Banda Mole: A banda da Banda Mole faz o seu percurso. No repertório, músicas de Noel Rosa.

17h às 21h45 – Circulação Oval dos Trios pela Afonso Pena: Circulação dos quatro trios elétricos com Babado Novo (BA), Patchanka (BA), Come-Keto e Tem Qui T.

22h: Encerramento do evento

Um comentário: