Translation

sábado, 28 de agosto de 2010

Meninos Cantores de Santa Luzia


Foto: João Rosolini


Neste sábado, dia 28 de agosto, às 20 horas - 45 crianças e adolescentes que fazem parte do “Coral Mater Ecclsiae” farão bela e emocionante apresentação na Igreja Nossa Senhora do Rosário (Rua Direita, s/n) em Santa Luzia. A entrada é franca.


História do Coral

Em 15 de agosto de 1995 nascia, em Santa Luzia, o Coral Mater Ecclesiæ, fundado por iniciativa do Padre José Januário Moreira. Dois anos após sua fundação, o coral já fazia parte da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil, e da Federação Internacional “Pueri Cantores”.


Com a criação do coral, além da possibilidade de desenvolvimento de talentos inatos, ofereceu-se uma chance para a solução de um problema social e para conscientização do indivíduo como cidadão. Filiado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Luzia o coral é membro efetivo não governamental e hoje a Instituição desenvolve projetos de ações sócio-educativas e trabalho de apoio sócio-familiar, direcionado a seus coralistas e respectivas famílias.


Também conhecido como “Meninos Cantores de Santa Luzia”, o coral é formado por 45 integrantes titulares, entre 8 e 20 anos. Além dos titulares, futuros cantores participam de cursos preparatórios para o ingresso no Coral Mater Ecclesiæ.


Na área artística, o coral trabalha com quatro naipes principais, executando peças de até oito vozes. Seu repertório abrange desde o canto gregoriano, a música sacra e profana do período renascentista, até peças contemporâneas de caráter folclórico e popular. O Coral MATER ECCLESIÆ já executou inúmeras peças de grandes compositores como Palestrina, Haendel, Bach, Mozart, Haydn, Beethoven, Schubert, Stravinsky, além de canções de Bruno Colais, John Rutter, Tom Jobim, Edu Lobo, Milton Nascimento, Chico Buarque, Pixinguinha, Noel Rosa, Luiz Gonzaga dentre outros.


Em 1999 o coral gravou o seu 1º CD - “Laudate Pueri Dominum”, relançado em 2009 em edição especial remasterizada e, desde então, participou de diversos outros CDs.

Desde a sua fundação, o coral é regido pelo maestro Cleber Geraldo Vieira de Castro, auxiliado pelo maestro e professor João Carlos Rosolini.


Nestes 15 anos, o Coral Mater Ecclesiæ participou de todos os Congressos Nacionais e Regionais da Federação dos Meninos Cantores do Brasil realizados em nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


O Coral Mater Ecclesiae será acompanhado pelo pianista Hélcio Vaz.

No repertório, entre outras músicas estão: - Psalm 100 (Felix Mendelssohn), O Cio da Terra (Milton Nascimento / Fernando Brant) e - Vá, Pensiero – da Ópera Nabuco (Giuseppe Verdi)


CORAL MATER ECCLESIÆ - Meninos Cantores de Santa Luzia

Rua Floriano Peixoto, 409 - Centro - 33010-030 - Santa Luzia / MG

Entidade filiada ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Santa Luzia

Utilidade Pública Municipal: Lei nº 1959/97 / Utilidade Pública Estadual: Lei nº 13046/90

Contatos: Otávio Bretas - Presidente

(31) 3224.6022 / 9955.7965 / olbretas@terra.com.br

Pe. José Januário Moreira - Vice-presidente

(31) 3469.2500 / 9972.4922 / jjmfraga@yahoo.com.br

www.meninoscantores.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário