Translation

domingo, 23 de maio de 2010

TransformAção - REDE PLURAL DE DANÇA encerra programação vitoriosa

Foto: Ester França

No dia 28 de maio, próxima sexta-feira, acontecerá em Belo Horizonte o encerramento das atividades do projeto “Transformação – Rede Plural de Dança”. Às 16h30 acontece apresentação do projeto Horizonte Urbanos com o espetáculo “Sinal de Vento”, na Praça Afonso Arinos – Centro. Às 19 horas, o professor do curso de Artes Cênicas da UFMG Arnaldo Alvarenga ministra uma interessante palestra com o tema “Histórias e Registros da Dança em Minas Gerais”, no Centro de Cultura Belo Horizonte (Rua Bahia, 1149 – Centro). O evento é gratuito e sujeito à lotação do auditório. Serão distribuídas 50 senhas até 15 minutos antes da palestra.

TRANSFORMAÇÃO - REDE PLURAL DE DANÇA

Durante os meses de abril e maio um grupo de artistas, dançarinos, coreógrafos, produtores culturais e diretores seu uniram e realizaram em Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora uma série de atividades culturais, onde a dança contemporânea era o assunto central. Trata-se da TRANSFORMAÇÃO - Rede Plural de Dança, formada por seis conhecidos e respeitados grupos de dança da capital mineira: Camaleão Grupo de Dança, Horizontes Urbanos – Mostra Internacional de Dança para Espaços Urbanos, Meia Ponta Cia. de Dança, Mímulus Cia. de Dança, Movasse – Coletivo de Criação, Thembi Rosa e Margô Assis.

O objetivo principal desta rede é criar um espaço de desenvolvimento, difusão e fomento para a dança contemporânea mineira e sua cadeia produtiva, tornando a dança uma referência na formação e aproximação com o público, acessível à estudantes, bailarinos profissionais, educadores, crianças e o público em geral. E, tem como proposta atuar em outras cidades, além de BH, com palestras, oficinas, intervenções urbanas, dança de salão e atividades para crianças e educadores. Além desta parte didática, o público também conferiu apresentações artísticas em teatros, espaços alternativos, ruas e praças.

A coordenação de produção é de Jacqueline de Castro e o patrocínio da Arcelor Mittal, apoio Diversão e Arte Espaço Cultural, CEM de Juiz de Fora, Prefeituras de Contagem e Belo Horizonte e o Centro de Cultura de Belo Horizonte.

Dia 28 de maio – 16h30 – Praça Afonso Arinos
Intervenção Urbana – Sinal de Vento com o grupo “Dança Jovem” – Dialoga com a organização e desorganização, a concentração e a dispersão, o todo e a parte, o indivíduo e o coletivo no contexto da cidade. É um acontecimento na rua, para a rua de de rua, um pouco de tudo, mas com quase nada. Efêmero como quase tudo que um dia acontece e depois passa. Direção de Fábio Dornas e Ester França.

Dia 28 maio – 19 horas – Centro de Cultura de BH
Palestra “História e Registros da Dança com o Professor Arnaldo Alvarenga (Artes Cênicas - UFMG) – Tem como objetivo expor e debater de maneira específica, dados e informações sobre a dança no Brasil, através de uma exposição real do que acontece e como nas diversas regiões. Vai mostrar um painel geral de como está a dança contemporânea em Minas Gerais.

Outras informações: (31) 3222 1438

Nenhum comentário:

Postar um comentário