Translation

quarta-feira, 5 de maio de 2010

CONEXÃO VIVO CHEGA A JUIZ DE FORA: UMA SEMANA DE CONHECIMENTO E BOA MÚSICA BRASILEIRA


Foto: Netun Lima

Pela quarta vez na cidade da zona da mata mineira, programa promove série de shows e oficinas culturais gratuitos de 3 a 9 de maio

O Conexão Vivo 2010 realiza a partir do dia 3 de maio uma maratona de oficinas e shows em Juiz de Fora. Essa é a quarta vez que o programa cultural – uma iniciativa da Vivo voltada ao desenvolvimento do setor musical – é realizada na cidade da Zona da Mata mineira.

Juiz de Fora é a terceira cidade a receber o programa neste ano, que já passou por Belo Horizonte e Ouro Preto. A partir da segunda, dia 3 de maio, serão realizados 24 eventos gratuitos, sendo 14 shows e 10 oficinas ministradas pelos próprios artistas patrocinados pela Vivo.

As oficinas promovem atividades de capacitação artística e incluem congado, inclusão social e responsabilidade ambiental, práticas de violão, percussão, interface entre literatura e música na cena contemporânea brasileira, produção experimental de áudio com software livre, viola caipira, criação musical, canto e técnica de iluminação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo portal http://www.conexaovivo.com.br/ , ou pessoalmente, no local da oficina, até 30 minutos antes do início das atividades.

A Praça Antônio, na região central de Juiz de Fora, será o palco dos shows do Conexão Vivo 2010, de 7 a 9 de maio, sexta a domingo. No palco, novos talentos selecionados pela curadoria do projeto e pelo público através de votação popular no portal Conexão Vivo (http://www.conexaovivo.com.br/), e encontros históricos de alguns dos maiores nomes da música brasileira, proporcionado pelos artistas patrocinados pela Vivo.

Na sexta, dia 7, se apresentam DJ Tudo e sua gente de todo lugar (SP), às 19 horas; Carlos Farias e Lavadeiras de Almenara convidam Chico Lobo (MG), às 20 horas; Maurício Tizumba (MG) convida Lincoln Cheib (MG), às 21 horas; Falcatrua (MG) convida Thunderbird (SP), às 22 horas.

No sábado, Darandinos (MG) abrem a noite dedicada a música, às 18 horas. Em seqüência, Leopoldina convida Titane (MG) às 19 horas. Em seqüência, Wilson Dias convida Pereira da Viola (MG) às 20 horas; Marku Ribas toma conta do palco, às 21 horas; e Dois do Samba (MG) convida Noca da Portela (RJ) às 22 horas.

No domingo, se apresentam Lise convida Barulhista (MG) às 18 horas; Cléber Alves (MG) convida Cliff Korman (EUA), às 19 horas; Porcas Borboletas (MG) convida Arthur de Faria e Clara Averbuck (RS) às 20 horas; Gilvan de Oliveira (MG) convida Paulo Moura (RJ) às 21 horas; e a programação cultural do Conexão Vivo 2010 em Juiz de Fora se encerra com o show de Zé da Guiomar (MG) que convida Wilson das Neves (RJ) às 22 horas.

Entre uma apresentação musical e outra, o DJ Luiz PF (Vinyl Land) vai comandar as pick-ups e manter a animação do público que estiver curtindo os shows.

No dia 8 de maio, a partir das 23 horas, será realizada a Festa do Conexão Vivo no Bar da Fábrica (Praça Antônio Carlos, s/n° - Centro - ao lado do palco do Conexão). A discotecagem também é por conta do DJ Luiz PF (Vinyl Land). Informações sobre o valor dos ingressos da Festa do Conexão Vivo através do telefone (32) 3215.0910.

História

Em sua décima edição, o Conexão Vivo iniciou em Belo Horizonte sua primeira fase de apresentações musicais e oficinas culturais pelo país. De 12 a 25 de abril, a capital mineira recebeu 110 shows, além do Encontro Internacional de Cooperação Cultural, o Seminário Música & Movimento, a Mostra Música & Mídia e a Exposição Conexão Vivo 10 anos.

Lançado em 2001, o programa surgiu com o objetivo de fortalecer a cadeia criativa e produtiva da música de Minas Gerais. Sua tecnologia de gestão compartilhada, inédita no Brasil, logo se amplificou e formou uma rede nacional que conta com artistas, público, produtores, gestores, jornalistas, diretores de festivais, casas de espetáculo e demais elos do cenário cultural. Colaborativa, a rede Conexão Vivo possibilita aos seus membros construir parcerias, trocar conhecimentos e expertises, além de participar de debates e cursos de capacitação sobre o cenário musical e o desenvolvimento de novos modelos de difusão e negócios. Mais ainda, permite ao conectados, autonomamente, remodelar os próprios destinos da rede, direcionando suas ações e recursos para atingir objetivos de interesse coletivo e que potencializem ainda mais os indivíduos dela participantes.

Desde sua primeira edição, passaram pelos palcos do Conexão Vivo 624 artistas brasileiros e convidados internacionais únicos. O projeto já produziu ou financiou mais de 250 mil CDs e DVDs individuais e coletivos. Em nove anos, foram realizadas mais de 1500 atividades entre espetáculos, oficinas, debates e seminários, presenciadas por um público de 380 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário