Translation

segunda-feira, 12 de abril de 2010

CONEXÃO VIVO 2010 - PRIMEIRA SEMANA ARREBATADORA

Começa hoje, o Conexão Vivo 2010 em Belo Horizonte. A edição comemorativa dos dez anos do projeto promete se tornar um marco na história cultural da capital mineira ocupando, com mais de 100 atrações musicais, sete importantes equipamentos: Parque Municipal, Palácio das Artes, Praça do Papa, Praça da Liberdade, Alto Vera Cruz, Lapa Multishow e Music Hall. Seguindo a tradição que consagrou o programa junto ao público belohorizontino, a programação vem com atrações para todos os gostos. Confira a programação de shows da primeira semana de eventos:

DIA 12/04 – 21 horas
Show histórico de lançamento do projeto com Vander Lee, Berimbrown, Mauricio Tizumba, Tianastácia, Marina Machado, Alda Resende, Titane, Patricia Ahmaral. Local: Grande Teatro do Palácio das Artes. Informações pelo telefone 3236-7400. Os ingressos custam 20 reais (inteira) e 10 reais (meia) e já estão a venda na bilheteria do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1547 – Centr0).

DIA 15/04:

Parque Municipal:

19h – Iva Rothe (PA)
Graduou-se em Educação Artística/Música na UFPA e cursou o Summer Performance Program, da Berklee College of Music (EUA). A partir de pesquisa sonora e entrevistas com mulheres do Pará, lançou o CD APARECIDA cujo tema é o universo feminino amazônico.

20h – Graveola e o Lixo Polifônico (MG)
O grupo impressiona pela convicção com que, às vezes, faz coisas um pouco ridículas e ambíguas, pela "cara-dura" com que incorpora pedaços de músicas alheias, pela capacidade de improvisar sem virtuosismo e de fazer shows com equipamentos precários.

21h – Pio Lobato (PA)
Um dos principais responsáveis pelo ressurgimento da guitarrada no cenário nacional. Construiu um dos mais respeitados trabalhos de experimentação pop e releitura musical brasileiros. Criou e produz o importante grupo “Mestres da Guitarrada”.

22h – Alessandra Leão (PE)
Compositora, cantora e percussionista. Em 2006, deu início ao seu trabalho autoral, com o elogiado Brinquedo de Tambor. Produzido e arranjado em parceria com o violeiro, compositor e arranjador Caçapa, assim como seu mais novo CD Dois Cordões (2009).

23h – Sandália de Prata (SP) convida Elza Soares (RJ)
As músicas do seu novo CD, Samba Pesado, passam pelo samba-rock, gafieira e partido alto com temperos de jazz, soul e rap, sem deixar de ser um álbum de samba. No palco, essa mistura vira um animado baile, com direito a muito suingue e arranjos refinados.

DJs: DJ Léo Vidigal e DJ A Coisa (MG)

DIA 16/04:

Parque Municipal:

19h – Vitor Pirralho e Unidade (AL)
Professor de literatura brasileira e língua portuguesa, encontrou no Manifesto Antropofágico inspiração para suas músicas. Seus temas vão do social ao regional, do lingüístico ao paisagístico, do cultural ao desbunde. Uma miscelânea rítmica e temática.

20h – Radiola (BA)
Limpa o vinil com carinho. Ajeita a agulha. Depois, é só relaxar e deixar a Radiola tocar. O ritual parece antigo, mas vive na cabeça, nas mãos e nas vozes destes oito baianos conectados. A memória e o novo se juntam e se misturam nos instrumentos.

21h – Juarez Maciel e Grupo Muda (MG) convida Bocato (SP)
Com técnica apurada e sonoridade contagiante, os metais se revezam nas improvisações desenvolvendo diferentes linhas melódicas, conduzindo o público ao universo único da musica brasileira e do jazz.

22h – Jauperi (BA)
Com forte influência da música afro-baiana, Jauperi iniciou sua carreira no Olodum e participou de importantes Festivais de Música da Europa. Deu início à carreira solo com a Banda Ifá. Abusa dos instrumentos percussivos e de letras que remetem à cultura negra.

23h – Wado (AL)
No ramo musical desde 2001, possui cinco discos gravados, sendo o último Atlântico Negro. Mantém uma agenda constante de shows pelo Brasil. Participou do Goiânia Noise, Rec Beat e representou o Brasil na Popkomm (Berlim) e no Ano do Brasil na França.

DJs: A Coisa e Thiagão (MG)

Lapa Multshow:

23h – 5h - Festa Conexão Vivo: Sambacana (SC - SP - MG), Criolina (DF - SP), DJ Anônimo (SC), DJ Pezão (SP) e convidados.

DIA 17/04:

Praça do Papa :

15h – Fernando Sodré (MG)
O jovem instrumentista vem se destacando por sua virtuosidade ao tocar. Com sua viola de 14 cordas desenvolvida por ele já se apresentou por vários estados brasileiros e também na Europa: Portugal, Espanha, França, Itália.

16h – Tinganá (BA)
Cantor e compositor brasileiro, pesquisador incansável das suas raízes afrobrasileiras. Apresenta um cantar bem específico, imerso em percussão, violão e outros sons. Seu primeiro CD Maçalê tem direção musical de Luiz Brasil.

17h – Marku Ribas (MG) e João Donato (AC)
Sua música é uma mistura de variados ritmos brasileiros com elementos afros do Caribe, samba, balanço black e jazz. Nos últimos anos, desenvolveu parcerias com nomes da nova geração da música brasileira. Participou com os Rolling Stones no disco “Dirty Work”.

Parque Municipal:

19h – Drapz (SP)

Guitarras de impacto, letras vibrantes e a força melódica cantada com muita energia. O nome significa o impacto musical direcionado ao peito de alguém. Simboliza a imersão musical no ponto vital da emoção, que revela a mensagem que a banda quer transmitir.

20h – Romulo Fróes (SP)
Foi apontado pela Bravo! como um dos cinco artistas mais influentes de sua geração. Em 2006, lançou o disco Cão e manteve sua profunda influência do samba. Seu terceiro disco, No Chão Sem o Chão (2009) esteve presente em várias listas de melhor disco do ano.

21h - Babilak Bah (MG) convida Chico Corrêa (PB)
Babilak Bah apresenta Enxadigma: fusão de tambores, sopros, enxadas e novos instrumentos, associando sua percussão contemporânea a ritmos da cultura popular e música eletrônica. Seu CD Biografia de Homens Inquietos conta com o DJ Chico Corrêa.

22h - Flávio Henrique e Pedro Morais, Juliana Perdigão, Thiago Delegado, Warley Henrique, Mariana Nunes, Kadu Vianna, Elisa Paraiso, Lucas Avelar e Vitor Santana (MG)
Compositor e produtor musical, é parceiro de nomes como Milton Nascimento, Chico Amaral, Ronaldo Bastos, Fernando Brant, Vander Lee, Toninho Horta, Murilo Antunes e outros.

23h – Eddie (PE)
Carnaval no inferno, novo trabalho da Eddie, é síntese do que a banda olindense viveu nestes quase 20 anos de existência. No CD, a banda encaixa seu balanço particularíssimo, confirmando sua sonoridade própria e liberdade autoral.

DJs Rafa e Ibrabamba (MG)

Music Hall:

23h - Dj Residente Claudão Pilha convida Dj Capitão Insano (MG)

00h – Melda

0h30 - Caldo de Piaba (AC)

1h30 - Mullet Monster Máfia (SP)

2h30 - Agent Orange (EUA)

3h30 - Dj Claudão Pilha X Campitão Insano

DIA 18/04:

Praça do Papa:

15h - Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz (BA)
Atribuindo à ancestral música baiana uma roupagem harmônica moderna, o maestro, compositor, arranjador e saxofonista Letieres Leite criou o grupo de percussão e sopro que tem suas composições e arranjos concebidos a partir do universo percussivo baiano.

16h - Duo Gisbranco (RJ)
Formado por duas pianistas que trazem em sua trajetória uma afinidade musical rara. Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco unem o interesse por ritmos brasileiros, latinos e jazz à formação sólida e abrangente em piano para desenvolver um trabalho inovador.

17h - Patricia Polayne (SE)
Uma das mais importantes vozes da música sergipana, a cantora e compositora tem em sua obra referências que vão da tradição oral à Tropicália, do coco ao Cocteau Twins. Em 2009, gravou seu primeiro disco O Circo Singular.

18h - Ilê Aiê (BA)
O movimento rítmico musical deflagrado pelo Ilê Aiyê foi responsável por uma verdadeira revolução no carnaval baiano que ganhou força com os ritmos oriundos da tradição africana. Dentro desse contexto, o Ilê Aiyê criou a sua própria banda: a Band’Aiyê.

Parque Municipal:

19h - Burro Morto (PB)
Surgiu em João Pessoa com um caráter colaborativo e operando como um coletivo de músicos com vontade de criar e experimentar novas possibilidades sonoras e sensoriais. É formado pelos músicos Haley , Daniel Jesi, Ruy José, Leo Marinho e Pablo Ramires.

20h - Indiada Magneto convida Érika Machado, Cecília Silveira, Deco Lima, Proa, Vulgari, Leopoldo Curi, Flávio Lima e Naíssa Rajão (MG)
Indiada Magneto é o codinome de Daniel Saavedra, músico multi-instrumentista e produtor musical, e também o nome de seu trabalho autoral de música eletrônica.

21h - Gilvan de Oliveira (MG) convida Paulo Moura (RJ)
Violonista, compositor, arranjador e pesquisador, tem um trabalho pautado pela intimidade, técnica e emoção cuja essência são ritmos como vanerão, chote, milonga e chamamé. É um dos artistas brasileiros mais conhecidos na Europa.

22h - Zé da Guiomar convida Baque Trovão (MG)
O grupo tem como repertório o melhor do samba e da bossa nova, com interpretações arranjadas pelos próprios músicos. Uma visão distinta e original das obras de grandes compositores como Cartola, Noel Rosa, Chico Buarque, Paulinho da Viola e Tom Jobim.

23h - Cabruêra (PB)
Há 10 anos na estrada, com passagens por festivais no Brasil e na Europa. Formada por alunos da Universidade Federal da Paraíba, reúne quatro músicos com diversas influências, desde o cancioneiro popular da Paraíba, até a música eletrônica.

DJ Yuga (MG) e DJ Anônimo (SC)

Um comentário:

  1. Essa reportagem está ótima,serve para deixar os fãs em dia com a cultura musical de B.H.
    Parabéns Ricardo pelo blog.
    Um abraço!

    ResponderExcluir